
O sistema do Cadastro Ambiental Rural (CAR) estará implementado em todos os Estados brasileiros no final de janeiro, informou o consultor ambiental Francisco Coelho, na noite dessa quinta-feira, 09, durante reunião realizada com os produtores rurais no Parque de Exposições.
“Por enquanto, o produtor já pode processar as informações off line na base de dados do cadastro ambiental, ou seja, ele consegue processar, mas ainda não pode integrar na página de dados do governo. No entanto, o envio dessas informações para o órgão ambiental gera um protocolo, e assim que o CAR ficar ativo, o proprietário já estará mais próximo de fechar o seu cadastro. Acreditamos que no fim deste mês o sistema já esteja on line”, disse.
O CAR é um registro obrigatório eletrônico para todas as propriedades rurais, prevista pelo novo Código Florestal, de maio de 2012, para regularizar agricultores que desmataram ilegalmente. O sistema tem a finalidade de identificar se há passivo ambiental ou não nas propriedades rurais privadas do País.
Para o presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Sabino Costa, os proprietários devem estar atentos aos prazos, tendo em vista que esse cadastro é um pouco complexo, e que todos devem fazer para atender às exigências legais do governo.
O cadastro deverá ser realizado por todos os proprietários rurais (pessoas físicas e jurídicas) no prazo de um ano. Quem não fizer seu cadastramento sofrerá penalidades como a impossibilidade de fazer empréstimos junto aos bancos públicos, impossibilidade de venda do imóvel rural e ainda pode ser responsabilizado por crimes ambientais. A multa é conforme o dano ambiental causado.
Mais informações no site do Cadastro Ambiental Rural (CAR): www.car.gov.br.
Comentários