Regulamentação pode melhorar a qualidade do serviço

Hemerson Pinto

Os donos de veículos usados no transporte alternativo de passageiros em vans, que circulam entre as cidades maranhenses e até ultrapassam fronteiras com os estados do Pará, Tocantins e Piauí, precisam realizar o cadastro junto à Secretaria Estadual de Mobilidade Urbana, a MOB, até o próximo dia 25. O assunto foi debatido na última sexta-feira em uma cooperativa de vans da cidade com a presença do secretário Artur Cabral, responsável pela pasta.
Segundo os motoristas de vans, proprietários dos veículos envolvidos na atividade e representantes de cooperativas e sindicatos da categoria de várias cidades da região, a medida era aguardada há muito tempo.
“Agora, com a criação da MOB, é uma realidade. Isso significa que vai ser obrigado a melhorar a qualidade do serviço prestado e vai resolver algumas situações que incomodam a gente que trabalha corretamente. O usuário do serviço vai ser beneficiado”, disse o presidente da cooperativa de Porto Franco, Onézio Alves.
Opinião parecida tem o presidente da cooperativa de Açailândia, que também participou da reunião e disse que a regulamentação do serviço vai obrigar a fiscalização contra a exploração ilegal das linhas atendidas pelas vans credenciadas.
O prazo para cadastramento junto à secretaria segue até o dia 25 de agosto. Os operadores do serviço também devem ficar atentos aos documentos necessários. As informações podem ser obtidas nas sedes de cooperativas e sindicatos.