Após ouvir os reclames do grupo, o secretário Luis Bulcão disse que desde o primeiro mandato da governadora que ele começou a conhecer melhor a atividade cultural de Imperatriz, inclusive construindo e entregando para a cidade o Teatro Ferreira Gullar. Observou que a cultura em Imperatriz oscila muito, ressaltando que naquela época havia uma efervescência cultural, que aos poucos foi se apagando.
Luis Bulcão elogiou, contudo, a manifestação do grupo cobrando-lhe mais atenção para a cultura da cidade. Ele deixou transparecer que essa falta de atenção era motivada pela ausência de reivindicações e até mesmo falta de pressão por parte dos artistas locais. Ele acrescentou que essa comprovação se dá quando Imperatriz possui atualmente apenas um ponto de cultura, enquanto a cidade de São Luís tem mais de trinta.
Ele orientou o grupo a elaborar um projeto de um centro cultural para acomodar no mesmo lugar salas de cinema, teatro, museu, biblioteca, entre outros. “Tudo isso pode ser conseguido com a governadora Roseana Sarney, através de emendas parlamentares que podem ser conseguidas pelos deputados estaduais que representam Imperatriz na Assembleia Legislativa”, aconselhou Bulcão, ressaltando que a Secult se comprometeria também com sua parte.
O secretário revelou que em face suas muitas atribuições na capital do estado, pretende regionalizar a cultura nos polos regionais. Ele prometeu trazer para Imperatriz, de imediato, uma escola de violão para duzentas crianças que podem ser divididas em dez turmas, porém em parceria com a prefeitura.
Presenças – Além de Marcelo Trovão e Lucena Filho, participaram do encontro com Bulcão o vereador e acadêmico Pastor Luis Gonçalves, os produtores culturais Osório Neto e Ernani Timóteo, os acadêmicos Agostinho Noleto, Domingos Cezar, Ariston di França e Zeca Tocantins, o secretário de Cultura de Açailândia, João Bosco Gurgel, ativistas culturais de João Lisboa e Governador Edison Lobão. Hoje todos voltam a se reunir na sede da AIL, às 19h, para o lançamento oficial do grupo cultural. (D.C.)