A sala visa estimular os futuros profissionais a desenvolver o lúdico como forma de aprendizado

O curso de Pedagogia da UFMA comemora os primeiros meses de funcionamento da Brinquedoteca, que tem colocado em prática os fundamentos metodológicos sobre a educação infantil e está no segundo semestre de atividades. O espaço foi idealizado para planejamentos e atividades lúdicas de ensino em que os alunos do curso aprendam na prática as formas de programar e planejar aulas.
Para obter um ensino mais eficiente, novas técnicas didáticas são utilizadas como recurso para o ensino infantil e fundamental básico, tornando a prática mais prazerosa. Antes, o pedagogo desenvolvia atividades voltadas para orientação, supervisão e administração de escolas, porém, atualmente, adquirem a formação e preparação para atuarem como professores das séries iniciais, do primeiro ao quinto ano da educação infantil.
O coordenador do curso, Vicente Marques, destaca que a sala da Brinquedoteca dentro da Universidade é um lugar privilegiado, em que os alunos têm a oportunidade de utilizar o espaço para aprimorar o que estudam nos livros. “O aluno tem toda a parte de fundamentação teórica no curso e, com a sala, têm a oportunidade de desenvolver a prática, utilizando a parte metodológica que aprenderam ao longo da graduação”, explicou.
É com músicas, cantigas, danças, jogos e muitas brincadeiras que a professora Teresa Bom-Fim ministra suas aulas na sala da Brinquedoteca. Ela explica que a disciplina envolve e aprimora formas de ensino utilizado e o lúdico na esfera escolar para obtenção de uma maior qualidade de ensino e estimula os conhecimentos para novas formas de atividades e dinâmicas que ajudam a construir novos conhecimentos através das atividades lúdicas, como a utilização da música em suas aulas.
A professora explica que o resgate da infância através de cantigas de roda é importante para que os seus alunos relembrem deste tempo, e que a partir disto desenvolvam suas interpretações em aulas, para assim compreenderem e discutirem o contexto da música. Teresa acredita que a música não tem só a função de distração na criança, mas pode ser utilizada com objetivo claro, fazendo a criança intertextualizar, compreender e debater dentro de sala o que entendeu a partir do que ouviu.
Teresa Bom Fim afirma que a utilização do lúdico por professores torna o aprendizado mais prazeroso e estimula a nutrir o interesse pelos estudos. Ela vê a sala da Brinquedoteca como uma ferramenta que irá incentivar os alunos do curso ainda mais. “O espaço que temos é muito rico e acolhedor. Fico muito feliz em dar um novo ânimo na prática de novos métodos de ensino”, enfatizou.
O aluno do curso de Pedagogia, Edelvan Nascimento, falou que a experiência em sala está sendo gratificante e que a professora sempre busca estimular o progresso intelectual, promovendo um melhor aproveitamento da parte teórica trabalhada na prática. “Nossas aulas são bem interessantes. Estamos aprendendo várias dinâmicas que, no futuro, poderemos utilizar em aulas de forma mais didática, levando em conta que a criança não apenas se diverte, mas também aprende”, concluiu. (Assessoria)