Os Jogos Escolares de Imperatriz - JEIs 2018, começaram nessa sexta-feira, 25. As competições da modalidade de queimada ocorrem entre os dias 26 de maio e 10 de junho, no Complexo Esportivo Barjonas Lobão. Com participação de diversas equipes, esse é um jogo desportivo surgido na Colômbia e nos Estados Unidos. Não há notícias de disputas esportivas oficiais originárias no Brasil, porém é muito praticado em escolas e nas ruas como brincadeira infantil, além de ser um esporte que reúne adolescentes e jovens.
O material utilizado é uma bola de vôlei ou de borracha, de tamanho médio. O local é um terreno plano, de forma retangular, demarcado por linhas que deve ter mais ou menos 16 m de comprimento por 8 m de largura, sendo dividido em dois campos iguais, por uma linha reta e bem visível traçada no solo. Tamanho do espaço pode variar conforme o número de jogadores, que pode conter 20 ou mais participantes.
As qualidades desenvolvidas são movimento, destreza, domínio e cooperação. O objetivo do jogo é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo, dentro de um tempo pré-estabelecido, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.
Na última edição do JEIs, a Escola José de Alencar (Bacuri), que integra a rede municipal de ensino de Imperatriz, foi campeã de Queimada Infantil Masculino. A Escola Sucesso da Criança foi vice-campeã pré-mirim em 2017 e a Escola São Jorge I (Vilinha) - 3º lugar infantil feminino, vice-campeã infantil masculino e campeã pré-mirim. (Luana Barros - Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16139
Brincadeira de rua que se tornou modalidade nos JEIs
Competições ocorrem entre 26 de maio e 10 de junho, no Barjonas Lobão
Comentários