Domingos Cezar

O novo boom que a economia de Imperatriz vive está beneficiando não apenas o segundo município do estado do Maranhão, mas também os demais municípios maranhenses da região tocantina, e até mesmo os municípios do outro lado do rio, próximos de Imperatriz, a exemplo de São Miguel do Tocantins, Sítio Novo, Axixá, Praia Norte, entre outros municípios tocantinos.
Uma prova disso é o vertiginoso crescimento na área da construção civil provocado pela grande demanda de empresas que se instalam ou pretendem se instalar em Imperatriz. Desta forma, é visível o grande número de loteamentos que estão sendo negociados, outros já estão sendo construídos, nos citados vizinhos, como forma de moradia para as pessoas que trabalham nesta cidade, mas residem em municípios vizinhos.
O advento de instituições para a região, mais notadamente para os municípios de Imperatriz e Açailândia, com o objetivo de preparar mão de obra especializada em vários setores da economia também está vinculado a esse desenvolvimento. Prova disso é que uma empresa local do ramo imobiliário foi sondada por outra grande empresa industrial a alocar pelo menos mais trezentas moradias para seus trabalhadores.
Não se pode vincular o crescimento, ou o desenvolvimento de Imperatriz, ao mesmo ocorrido neste período em nível de Brasil. Isso porque a própria presidenta Dilma Rousseff anunciou que o País praticamente cessou de crescer. O desenvolvimento de Imperatriz se deve pelo fato do crescimento do Maranhão e da aplicação correta de políticas públicas nas áreas do comércio, da indústria e dos serviços.
Essas políticas surgiram na administração do prefeito Sebastião Madeira, que sabiamente entregou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) nas mãos do empresário e pecuarista Sabino Siqueira Costa, o qual, dado a sua experiência e competência, revolucionou todos os principais setores da economia, notadamente nas áreas da indústria, serviços, além do visível incentivo à agricultura e à pecuária.
Com o incentivo e total apoio do prefeito Sebastião Madeira, o titular da Sedec tem usado do seu conhecimento empresarial para atrair a este município os grandes empreendimentos que ora se instalam. Todos sabem que a privilegiada localização geográfica da cidade, banhada pelo rio Tocantins e cortada pela Belém-Brasília (BR-010) e pela ferrovia Norte Sul, favorece-lhe neste aspecto.
Entretanto, a abertura cedida pela Prefeitura Municipal, dotando a cidade de uma estrutura para receber esses empreendimentos, tem sido, sem dúvida, a principal atração. Além da Suzano Papel e Celulose, Atacadão (Carreffour), Grupo Mateus, Tocantins Shopping, entre outros, a cidade se prepara para receber grandes indústrias, shoppings que estão atraindo outras dezenas de lojas com suas famosas griffes. É Imperatriz, num caminho, sem volta, rumo ao desenvolvimento.