O coordenador Junison de Sousa solicita o comparecimento das famílias para atualizar o cadastro junto ao programa Bolsa Família em Imperatriz

A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realiza, desde o começo do ano, a revisão cadastral do programa Bolsa Família. A informação foi prestada pelo coordenador Junison de Sousa (Bolsa Família).
Segundo ele, o processo de revisão cadastral está sendo feito de forma ordenada e observando o mês de cada benefício para que não haja tumulto, evitando transtornos à comunidade contemplada pelo programa Bolsa Família.
“Nós temos hoje 1.614 famílias que necessitam atualizar os dados cadastrais junto ao programa, pois a maioria está há mais de dois anos sem efetuar o cadastro”, assinalou ele, que alerta para o risco de o benefício ser bloqueado ou cancelado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em Brasília.
Ele ressalta que a atualização cadastral é um processo que deve ser feito de forma contínua e permanente pela gestão municipal sempre que as informações das famílias se modificarem ou quando esgotar o prazo de 24 meses desde a última atualização dos dados no Cadúnico. “A revisão é destinada apenas às famílias beneficiárias do programa Bolsa Família que estão com seus cadastros desatualizados, ou seja, sem qualquer atualização ou revalidação há mais de 24 meses”, explica.
Junison de Sousa afirma que, depois do benefício bloqueado, a família que não justificar os motivos para atualizar o cadastro será excluída do programa e substituída por outras pessoas que necessitam do Bolsa Família.
O período de revisão cadastral é agendado de acordo com o final do NIS do responsável familiar, sendo maio o mês de referência para a atualização cadastral das famílias com o final do NIS 1 e 2, junho o mês da revisão cadastral das famílias com final do NIS 3 e 4, no mês de julho estão programadas as famílias de NIS final 5 e assim sucessivamente. “Essas 1.614 famílias foram notificadas, em tempo hábil, sobre a necessidade de atualização do cadastro, mas ainda não compareceram à coordenação do programa Bolsa Família”, concluiu. (Comunicação)