Mais de 12 mil famílias beneficiárias do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família (PBF) em Imperatriz deixaram de comparecer aos postos de saúde para realizar acompanhamento médico exigido pela condicionalidade do programa e podem ter o benefício bloqueado. Em Imperatriz são mais de 17 mil famílias cadastradas e menos da metade, um pouco mais de 5 mil beneficiários, forneceu as informações.
Para garantir que nenhuma família tenha seu benefício suspenso, a Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde, realizará nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21, um mutirão de atendimento nas principais unidades de saúde de Imperatriz às famílias que ainda não tiveram as informações atualizadas.
De acordo com a titular da Sedes, Miriam Reis, foi realizada, no início da semana, uma reunião entre a equipe da Sedes, o coordenador da Atenção Básica em Saúde do município, Anderson Gomes; o coordenador do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), Carlos Borba, e do técnico em CadÚnico do PBF, Junison de Souza, que discutiram soluções para essa problemática, chegando ao consenso da necessidade do mutirão.
"Preocupados com a garantia do recebimento do benefício, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Básica em Saúde, irá designar equipes especialmente para atender às famílias do PBF".
Junison de Sousa, técnico em CadÚnico do PBF, ressalva que para permanecer no PBF é necessário que as famílias mantenham os dados de acompanhamento atualizados a cada semestre, que podem ser fornecidos nos postos de saúde para medição de peso e altura, acompanhamento nutricional e dados de vacinação entre crianças de 0 a 7 anos, além de acompanhamento de gestantes, entre 14 e 44 anos.
"Nesse primeiro semestre, o prazo para apresentação dos beneficiários encerrou no dia 7 de junho. Usaremos o último prazo dado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que vai até o dia 28, prazo específico para a gestão do programa na atualização do sistema, para realização do acompanhamento, que trata-se de uma das condicionalidades exigidas. As famílias que deixarem de comparecer às unidades de saúde nos dias 20 e 21 serão penalizadas com o bloqueio do benefício, conforme determinação do MDS", declarou Junison. (Sara Ribeiro - ASCOM)

Principais unidades de saúde:

Posto Nova Imperatriz
Endereço: Rua Sousa Lima, S/N, bairro Nova Imperatriz
Centro de Saúde Vila Cafeteira
Endereço: Av. Liberdade, S/N, bairro Vila Cafeteria
Unidade de Saúde Vila Nova
Endereço: Rua São Sebastião, S/N, bairro Vila Nova
Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz - CEMI/Três Poderes
Endereço: Rua Dr. Itamar Guará, S/N, bairro Três Poderes
Unidade de Saúde Milton Lopes
Endereço: Rua Leôncio Pires Dourado, Nº 967, bairro Bacuri