O coordenador Junison de Sousa (Bolsa Família) alerta que prazo termina nesta sexta-feira, dia 7

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por intermédio da coordenação do Programa Bolsa Família (PBF), mobiliza a Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), para melhoria da proteção social dos beneficiários em Imperatriz.
O Bolsa Família, maior programa de transferência direta de renda a famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social, beneficia atualmente mais de 20 mil famílias em Imperatriz, cujo recebimento da renda é vinculado ao cumprimento de compromissos das famílias com as agendas da educação e da saúde com a finalidade de promover o acesso das famílias aos direitos sociais básicos.
Além disso, a oferta e o acompanhamento da saúde das famílias têm como objetivo reforçar o direito de acesso à política universal de saúde visando a melhoria das condições de vida. As famílias do PBF com crianças de 0 a 7 anos e mulheres com idade entre 14 e 44 anos devem ser acompanhadas por uma Equipe de Saúde da Família (ESF) ou pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de mais fácil acesso pela família.
“Os beneficiários têm até esta sexta-feira (7) para realizar o acompanhamento básico de saúde: peso e altura – crianças e adultos – para que sejam enviadas essas informações ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em Brasília”, explica o coordenador do Bolsa Família, Junison de Sousa.
Ele alerta que a não realização do acompanhamento e os dados poderá acarretar no bloqueio dos benefícios do programa Bolsa Família. “Esse acompanhado é feito pelo menos duas vezes por ano pelo Ministério da Saúde. A comprovação é fundamental e está disponível desde o mês de fevereiro”, assinala.
Junison de Sousa lembra ainda que o acompanhamento dos beneficiários vai além do envio de informações de saúde para que as famílias continuem recebendo o benefício. As equipes de Saúde da Família, em especial o Agente Comunitário de Saúde (ACS), são importantes na promoção à saúde da criança e à saúde da mulher, pois estimulam e orientam as famílias a realizarem ações de melhoria à sua saúde.