Com o objetivo de ampliar a acessibilidade e dar mais comodidade aos beneficiários do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), iniciou desde o começo de outubro a descentralização total do atendimento prestado na antiga sede do Bolsa Família, na Rua Hermes da Fonseca, nº 32, Centro.
Os beneficiários, a partir de agora, receberão atendimento próximo de suas residências, nos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, implantados em vários bairros da cidade e na zona rural, não havendo mais a necessidade de deslocamento até o centro da cidade.
Miriam Reis, secretária de Desenvolvimento Social, esclarece sobre a transferência do atendimento do programa para os bairros. "A causa da mudança é que esse programa é direcionado às pessoas de baixa renda, aos mais pobres e, geralmente, essas pessoas moram nos bairros mais distantes. Então, a ideia é levar esse serviço o mais próximo possível desse público, para que eles realmente tenham facilidade no acesso ao programa", informou Miriam.
A secretária explica ainda que a descentralização do Bolsa Família possibilitará aos beneficiários a inserção em outros serviços oferecidos nos CRAS, para atendimento de toda a família que vive em vulnerabilidade social.
"Quando a pessoa se desloca até o CRAS e faz o cadastro, passa a receber vários serviços oferecidos nessas unidades, como por exemplo: o baixa renda que auxilia em descontos na conta de energia, pode inserir a criança de 0 a 5 anos, o adolescente de 6 a 14, o jovem de 15 a 17 anos, o Idoso, nas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e as mulheres em cursos profissionalizantes. Ou seja, na medida que as pessoas chegam ao CRAS abre-se um leque de possibilidades para o envolvimento da família", frisou Miriam.
Com a descentralização total do Programa Bolsa Família, além da maior acessibilidade aos usuários, haverá também uma conexão maior entre as famílias e a gestão do programa, bem como a facilidade na fiscalização dos cadastros pendentes e da realização de buscas ativas das famílias com pendências no recadastramento.
"Na proximidade com as famílias, onde o serviço do Bolsa Família será oferecido no próprio bairro do usuário, será mais fácil realizarmos as fiscalizações, as visitas, as buscas ativas desses beneficiários e acreditamos que teremos ainda mais controle sobre o programa", garantiu Junison Sousa, gestor do Bolsa Família no município. (Sara Ribeiro - ASCOM)
Novos endereços para atendimento do Bolsa Família:
CRAS BACURI, RUA DOM PEDRO I Nº 1398 - BACURI
CRAS CAFETEIRA, AV. LIBERDADE Nº 46 VILA IPIRANGA
CRAS SANTA LÚCIA, RUA MADEIRA, 05 - PQ SANTA LUCIA - (IRMÃS CANOSSIANAS).
CRAS SANTA RITA, RUA CÂNDIDO MENDES, Nº 750 - BOM SUCESSO
CRAS COQUELÂNDIA AV. JOÃO XXIII - POVOADO COQUELÂNDIA
Publicado em Cidade na Edição Nº 14822
Bolsa Família descentraliza atendimento
A sede do programa, que antes funcionava no Centro da cidade, a partir de agora passará a atender exclusivamente nos CRAS
Comentários