Em Imperatriz, beneficiários do programa de transferência de renda Bolsa Família correm o risco de ter o benefício devolvido ao Governo Federal devido à falta de saque do recurso. A informação é da própria instituição financeira que comanda a transferência de valores, Caixa Econômica Federal, e do coordenador geral do Bolsa Família, Junison Souza.
Segundo o coordenador do PBF, 651 famílias não efetuaram o saque no período de três meses e não procuraram informações nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Agora, as famílias deverão correr contra o tempo para garantir o recurso. A orientação é procurar o mais rápido possível um CRAS para consultar a lista ou entrar em contato com a CAIXA por meio do 0800 726 0207.
Vale esclarecer que estão nessa situação as famílias que sofreram reversão do benefício - os casos em que as famílias deixam de fazer atualização cadastral, saem do programa e após atualização, volta a ter perfil para receber o benefício. Além disso, tem as novas inclusões que ficam aguardando aceite do PBF.
“Mês a mês é feita uma seleção automática das novas inclusões para recebimento do benefício, assim como da atualização das famílias. Porém, até que a família seja comunicada via correspondência, esse benefício já está acumulado em conta. E em muitos casos, as famílias não atualizam o endereço e deixam de receber o comunicado. Por isso, gera essa problemática”, explicou Junison Souza.
Ele informou ainda que para esses casos específicos, as famílias são previamente comunicadas no ato do atendimento presencial, sendo orientadas a buscar informação no CRAS a cada 30 dias, mas que não agem conforme as recomendações. “O beneficiário é orientado a ficar atento para a liberação do seu benefício, sempre buscando informações no atendimento do CRAS. Seguindo esse protocolo, evita toda essa confusão”, enfatizou Junison. (Sara Ribeiro / ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15545
BOLSA FAMÍLIA: 651 famílias terão benefício devolvido por falta de saque
Para não perderem o benefício, é necessário que as famílias busquem informações junto ao CRAS mais próximo
Comentários