Bolo horas antes de ser entregue ao público

Hemerson Pinto

O registro foi feito poucas horas antes de o último pedaço sair do forno. Os 163 metros do bolo do aniversário de Imperatriz consumiram cerca de 65 horas entre a produção na pequena panificadora do bairro Bonsucesso e a montagem em frente ao palácio Renato Cortez Moreira, prédio da Prefeitura de Imperatriz. 
A expectativa para este ano é que aconteça o corte do bolo, logo após a execução do ‘parabéns pra você’, ao contrário de anos anteriores, quando o público resolveu invadir a área delimitada e derrubar literalmente em questões de segundos. Pensando em garantir a distribuição do bolo para todos os presentes, a organização solicitou ajuda do 50º Batalhão de Infantaria de Selva para compor o cordão de isolamento.
Nove pessoas estiveram envolvidas diretamente na produção do bolo gigante, que na receita levou 1200 ovos, 2 mil quilos de trigo e 4 mil litros de leite. Os sabores são variados: coco, cenoura, chocolate e abacaxi, com recheio de marshmallow.
No final da tarde de ontem, os responsáveis pela fabricação colocavam os pedaços de 1 metro cada sobre os suportes que serão colocados sobre as mesas na Rua Rui Barbosa, entre as ruas Godofredo Viana e Coriolano Milhomem. O início da montagem e a aplicação da cobertura começou às 22h e se estendeu até as 5h, quando os primeiros interessados em ganhar um pedaço começaram a chegar.
Durante toda a produção do bolo, a panificadora responsável abriu ao público apenas no início das manhãs para a venda dos pães. Em seguida, os portões eram fechados apenas para a confecção de um dos presentes mais esperados para a festa deste dia 16. Os componentes da equipe envolvida foram: Ivaneide Sousa, Ismael Fernandes, Bruna dos Santos, Ricardo de Sousa, Claudeir Pereira, André Pinheiro, Andressa Pinheiro, Cláudio da Costa e Janaína Milhomem.