Hemerson Pinto

Com 15 anos de tradição, o Boi Bem Querer finaliza os últimos detalhes para a temporada 2013 de apresentações. O grupo folclórico nascido no bairro Santa Inês, em Imperatriz, trabalha agora os arremates de fantasias e os pequenos acertos que faltam ser feitos nas coreografias. Esta semana o batalhão realiza os dois ensaios que restam antes da pré-estreia, marcada para o próximo dia 15.
Segundo o produtor cultural do Boi Bem Querer, a pré-estreia acontecerá durante o arraiá da catequese da Comunidade de Santa Inês, realizado no pátio da igreja católica do bairro. “Fazemos sempre assim, a comunidade e o arraiá da catequese fazem parte da história do nosso boi, pois foi ali, em um arraiá, que o boi nasceu 15 anos atrás”, explica Nildo Lima. A estreia oficial na temporada junina está marcada para o dia 20 de junho e deverá acontecer no pátio da escola do bairro ou em uma das ruas, em apresentação aberta ao público em geral.
Em 2013 o Boi Bem Querer segue o ritmo de apresentações dos anos anteriores. “Passaremos por cidades como João Lisboa, Buritirana, Porto Franco, Açailândia, Senador La Rocque, estas já confirmadas, e ainda estamos confirmando com os municípios de Grajaú, Estreito, Riachão e Itinga, todas no Maranhão”, anuncia Nildo.
O produtor também anunciou uma novidade no projeto deste ano, “é a encenação do Alto do Bumba Meu Boi”, que conta a história que dá origem a esta tradição folclórica, envolvendo personagens como Catirina, o patrão, o pai Francisco, entre outros. Em toda a temporada o grupo de aproximadamente 40 brincantes deve representar Imperatriz em pelo menos 25 apresentações.
No ano passado, o grupo adquiriu instrumentos para a formação de uma orquestra, mas em 2013 os instrumentos de sopro não serão utilizados. Segundo Nildo Lima, o que falta são músicos interessados em participar de orquestras de bois na região. O coordenador do Boi Bem Querer afirma que Imperatriz já registrou oito batalhões de brincantes do bumba meu boi. Hoje apenas dois resistem ao que ele considera falta de incentivo cultural.
CD - Após o encerramento da temporada 2013 do Boi Bem Querer, o que deve acontecer no dia 03 de agosto, o grupo já tem uma nova batalha. O lançamento do primeiro CD, que será feito em comemoração aos 15 anos de existência do boi. O disco tem 15 faixas, todas letras do compositor Artur Bandeira, um dos componentes.
“O bom é que teremos um CD com nosso próprio repertório. O que significa a divulgação do nosso trabalho com nossas próprias músicas, ou seja, a nossa identidade”, finaliza Nildo Lima.