Com o objetivo de orientar pedestres a atravessar a rua, respeitando a sinalização implantada pela Prefeitura, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) iniciou nessa quinta-feira, 26, na Avenida Bernardo Sayão, em frente à Escola Urbano Rocha, Nova Imperatriz, a campanha "Pé na Faixa" - travessia segura.
De acordo com a coordenadora do núcleo de Educação para o Trânsito, Teresinha Miranda, a campanha prioriza ainda a conscientização de motoristas em respeito à vida e à faixa de pedestres, evitando atropelamentos e óbitos provocados pela desatenção e a imprudência da maioria dos condutores.
"O motorista é obrigado a parar o veículo e dar preferência ao pedestre na faixa, pois esse é o foco da campanha determinada pelo secretário de Trânsito, Leandro Braga", disse ela, que anunciou que o projeto será intensificado, a partir da próxima semana, nas avenidas e escolas municipais de Imperatriz.
Ela avaliou neste primeiro dia da campanha que a maioria dos motoristas desperta para o respeito à faixa de pedestre, porém lamentou que motociclistas e condutores do transporte público precisam ter mais educação no trânsito. "Essas pessoas constantemente passam por cursos de formação, porém desprezam o respeito à legislação e não valorizam a vida", observou.
Teresinha Miranda assinala que os dados estatísticos comprovam a redução do número de acidentes de trânsito neste ano, porém a quantidade de óbitos vítimas da "guerra no trânsito" aumentou. "Sabemos que 90% dos acidentes são cometidos por falhas humanas, pois esse é um momento que todos nós devemos redobrar a atenção nas ruas, avenidas e rodovias", disse.
A coordenadora observou ainda que muitos pedestres ainda atravessam fora da faixa, passam em forma diagonal colocando sua vida em risco, sendo que, deveriam aguardar em cima da calçada e acenar aos condutores para que deem preferência quando da travessia da faixa. (Gil Carvalho - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15995
Blitz "Pé na Faixa" conscientiza pedestres e motoristas
Setran lança campanha de respeito à vida e à faixa de pedestre
Comentários