Domingos Cezar
O Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM) realizou com muito êxito, no último domingo (1º), a segunda blitz no rio Tocantins, no perímetro compreendido entre a Praia do Cacau ao povoado Imbiral, onde foi recebida pelo diretor, professores e alunos da Escola Municipal Enock Bezerra.
O evento contou com o apoio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), que cedeu duas equipes de garis para acompanharem os conselheiros e realizarem o trabalho de limpeza das margens maranhenses do rio Tocantins. "Nunca vi tanto lixo e tanto desleixo das pessoas", afirmou o gari Francisco Silva.
A segunda blitz foi comandada pelos conselheiros, a bióloga Ivanice Cândido (presidente), o engenheiro civil Luis Salani (secretário executivo) e o jornalista e ambientalista Domingos Cezar (relações públicas), os quais estiveram à frente de um "batalhão" de professores da UEMA, de estudantes e pessoas que se preocupam com as questões ambientais.
A blitz contou, mais uma vez, com a efetiva participação do Exército Brasileiro (50º BIS), do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, da Marinha do Brasil e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da professora Conceição Formiga, titular da Secretaria de Políticas Públicas para Mulher, entre outras instituições e empresas cidadãs.
No povoado Imbiral, na Escola Enock Bezerra, o prefeito Sebastião Madeira, ao lado dos secretários Roberto Alencar (Infraestrutura) e José de Ribamar Alves, o Cabo Jota Ribamar (Trânsito), se encontrou com o grupo da blitz, bem como com os alunos e professores da escola. O prefeito elogiou a ação dos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente.
Durante a blitz, os participantes puderam constatar a degradação do rio causada pela ação das pessoas, que continuam jogando lixo nos riachos, cujos dejetos são arrastados pelas águas da chuva para o leito do rio. Também se verificou muito lixo nos locais de pesca, onde as pessoas pescam e se acampam.
Esses locais foram adesivados com orientação de se cuidar do meio ambiente, bem como os barcos que fazem a linha dos portos de Imperatriz para as Praias do Cacau, do Meio e do Goiás, além de outros balneários localizados nas duas margens do rio Tocantins.
Comentários