Gil Carvalho
Conscientizar a comunidade sobre a necessidade de preservação ambiental dos riachos, córregos e do rio Tocantins será alvo da blitz educativa que começa a ser formatada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam). A ação, que focalizará o período de veraneio nas praias do rio Tocantins, tem o objetivo de evitar que resíduos sólidos sejam descartados em locais impróprios causando prejuízos ao meio ambiente.
A presidente Ivanice Cândido Falcão (Commam) assinala que a campanha de conscientização envolverá a realização de palestras, distribuição de panfletos e o apoio institucional da imprensa no processo de esclarecer à comunidade sobre a importância [e necessidade] de preservar o rio Tocantins.
“Nós ainda temos esse privilégio de desfrutarmos de praias no rio Tocantins, porém não sabemos até quando em virtude da grave crise hídrica em vários setores do país”, disse ela, que alerta a população a ser o “fiscal do meio ambiente” evitando - e também não deixando - que outras pessoas despejem lixo ou entulhos em riachos e no rio Tocantins.
Segundo ela, o problema ambiental é considerado grave e necessita da colaboração da comunidade evitando descartar sacos plásticos, garrafas, papel e entulhos nas vias urbanas de Imperatriz. “Precisamos aplicar essa mudança de hábitos e lutar pela conscientização da nossa gente, evitando que riachos, córregos e o rio Tocantins sejam poluídos”, reitera.
Ivanice Falcão lembra que a blitz educativa será desenvolvida no mês de junho, período das praias no rio Tocantins, porém o trabalho de conscientização – e alerta da comunidade – será feito de forma permanente. “Acho que nós teremos apenas dias de praias, pois nestes últimos anos tem sido cada vez mais escasso esse momento de lazer no rio Tocantins”, conclui.
Comentários