Motoristas recebem panfletos e orientações sobre utilização do cinto de segurança durante blitz educativa

Conscientizar motoristas para o uso do cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil, cadeirinha ou assento de elevação para crianças, foram temas abordados na blitz educativa realizada na manhã dessa quinta-feira, 18, no cruzamento da Rua Sousa Lima com a Avenida Getúlio Vargas, Centro. Panfletos foram distribuídos aos pedestres e motoristas. A medida visa prevenir acidentes com vítimas fatais em Imperatriz.

As atividades foram definidas para serem destacadas neste mês de outubro, em todo o país, pelo Conselho Nacional de Trânsito - Contran. A coordenadora de Educação para o Trânsito, Teresinha Miranda, destaca que o projeto "Pé na Faixa" voltou a ser realizado nas quintas-feiras, depois da intensa semana de atividades da Campanha Nacional de Trânsito com palestras em escolas, universidades, empresas e instituições.
"É preciso conscientizar também os pedestres para que façam a travessia na faixa com segurança, devendo sinalizar com a mão solicitação de parada do veículo para que dê preferência ao cidadão", ressalta. Motoristas receberam ainda orientações de agentes e instrutores sobre a importância da utilização do cinto de segurança e dispositivos de segurança para crianças.
Ao receber panfletos e orientações, o motorista Cleber Seles considerou positiva a ação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, que ao invés de punir motoristas infratores, tenta na blitz conscientizá-los sobre a necessidade de utilização do cinto. "Percebo que alguns motoristas ainda insistem em trafegar sem o cinto de segurança nas vias da cidade, colocando em risco a sua própria vida", frisou.
Ele também observou que a maioria dos condutores de veículos passou a respeitar o direito do pedestre de atravessar a faixa com segurança, principalmente em frente a escolas e instituições. (Gil Carvalho - Ascom)