Para comemorar o Dia D da prevenção ao suicídio, os servidores da Prefeitura de Imperatriz realizaram blitz educativa para chamar atenção sobre os cuidados com a saúde mental. O ato ocorreu na manhã desta terça-feira, 10, na avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro da cidade. Rua lotada com pessoas vestidas de amarelo, quem passava recebia laços, panfletos e cartazes, com o objetivo de chamar atenção de quem passava pela região.
A proposta da iniciativa foi chamar atenção das pessoas para a prevenção do suicídio e valorização da vida. A escolha do local também foi estratégica pois a Avenida Dorgival é uma das movimentadas de Imperatriz. São centenas de pessoas que passam por lá diariamente, o que possibilita impactar o maior número de cidadãos para disseminar a importância dos cuidados com a saúde mental. Os aprendizes do Centro de Integração Escola-Empresa, Ciee, também participaram com os demais servidores da saúde.
O secretário de saúde, Alair Firmiano, esteve panfletando e conversando com quem passava pela blitz. "Hoje é o Dia D de prevenção ao suicídio. Nós temos campanha durante todo o ano para prevenir o suicídio. E no Setembro Amarelo nós intensificamos as ações, nas ruas, escolas, faculdades, rodas de conversa, e com panfletagem no sentido de informar as pessoas que não conhecem os sinais e sintomas", afirma.
Alair também reforça os locais de atendimento disponibilizados pela Prefeitura. "Todas as pessoas que sentirem necessidade, podem procurar os Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, ou alguma Unidade Básica de Saúde, UBS, que será atendido e encaminhado". A proposta da rede de saúde mental é contribuir com a redução do número de suicídio na cidade.
"O objetivo hoje maior é sensibilizar a população para o combate ao suicídio. A maioria dos casos de suicídio podem ser evitados, papel dos profissionais de saúde e de toda a sociedade. Como? Informando, sem preconceito, conversando e acompanhando para o tratamento", conclui Kátia Carvalho, coordenadora da rede de saúde mental do município. (Regilson Borges)
Comentários