A ação, realizada na quarta-feira (07) e integrante das atividades do Outubro Rosa, chamou a atenção da população para a necessidade do diagnóstico precoce da doença. Segundo as estatísticas, muitas mulheres só identificam a patologia quando ela já está em desenvolvimento – o que aumenta os riscos de morte.
Orientações como estas e informações sobre os canais de atendimentos disponibilizados pela rede pública de saúde de Imperatriz foram repassadas durante a blitz da beleza que aconteceu na manhã de ontem (07) no Centro da cidade (Avenida Getúlio Vargas em frente à Atenção Básica).
“A blitz, que é parte da programação do ‘Outubro Rosa’, tem o objetivo de massificar informações sobre câncer de mama e incentivar as mulheres a realizarem mamografias periodicamente. Estamos distribuindo folders e materiais informativos. Além disso, fazendo penteados e orientando as pessoas que passam por aqui”, informa a coordenadora da Unidade Móvel, Vilnenice Batista.
Segundo a secretária de Saúde, Conceição Madeira, a mobilização é uma forma de chamar a atenção das pessoas para essa problemática e mostrar os serviços que a Secretaria Municipal de Saúde oferece tanto na prevenção quanto no tratamento do câncer em Imperatriz.
“Nossa rede está equipada com todas as condições para trabalhar a prevenção e também o tratamento. Então basta as mulheres nos procurar”, observa a secretária ao ressaltar que exames preventivos como mamografia e ultrassom da mama são ofertados tanto via marcação no Centro de Saúde Três Poderes quanto na Unidade Móvel Oncológica.

Estatística

Quase 60 mil pacientes com a doença foram identificados em 2015, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o que representa 22% do total dos novos diagnósticos de câncer no país. Trata-se do segundo local do corpo mais atingido pela patologia no país e, apesar das frequentes campanhas alertando para a prevenção, a taxa de mortalidade ainda é alta, justamente pela grande frequência de diagnósticos tardios.
Consequências
O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo a Organização Mundial da Saúde. Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno.

Prevenção

Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. Em Imperatriz, a Secretaria Municipal de Saúde vem atuando com informações sobre a prevenção da doença nas Unidades Básicas de Saúde, nas redes sociais e através do site institucional da Prefeitura.
Para fazer a mamografia, as mulheres devem procurar o Centro de Saúde Três Poderes (com a requisição do médico) ou a Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer (sendo que neste dispositivo não há necessidade de prescrição, basta apenas a mulher ter idade entre 40 e 69 anos).

Outubro Rosa em Imperatriz

Além de todas as atividades que vêm sendo desenvolvidas desde o dia 02 e que continuarão até o dia 31, a fim de chamar a tenção da sociedade como um todo para a questão, os prédios da Igreja Catedral de Fátima e da sede da Secretaria Municipal de Saúde receberam semana passada a iluminação especial na cor rosa. Mais do que a beleza, a luz rosa tem o objetivo de incentivar a campanha de luta contra o câncer de mama. [Maria Almeida – ASCOM]