Bispo Dom Gilberto Pastana emociona comunidade católica durante solenidade na Câmara Municipal de Imperatriz

Gil Carvalho

A solenidade em homenagem ao bispo diocesano de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, realizada na manhã dessa terça-feira (21), contou com a presença da Banda de Música do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS).
Do lado externo da Câmara Municipal de Imperatriz, o bispo foi recepcionado pelos vereadores, autoridades militares, profissionais da imprensa e a comunidade com direito a tapete vermelho. Depois seguiu para sala da presidência para um café da manhã especial.
No plenário Léo Franklin, a vereadora Fátima Avelino (PMDB), autora da “Moção de Aplausos”, narrou o histórico do bispo Dom Gilberto Pastana, nascido em julho de 1956 em Santarém, no Pará. “Ele (Gilberto) iniciou os estudos na Escola Municipal Ezeriel Mônico de Matos, na Escola Paroquial de São Francisco e na Escola Estadual Rodrigo dos Santos, em Santarém”, disse.
Emocionada, a vereadora lembrou que Dom Gilberto Pastana foi ordenado sacerdote, em julho de 1985, em Santarém, onde foi vigário da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Mojuí dos Campos, de 1985 a 1990. “Em 2007, o bispo Dom Gilberto Pastana foi homenageado com o título de Cidadão Imperatrizense, outorgado pelo Poder Legislativo”, disse.
O vereador-presidente José Carlos Soares (PV) destacou que “esse é um momento histórico para os fiéis da igreja católica imperatrizense que, depois de 10 anos, se despedem do bispo Dom Gilberto Pastana, transferido para a diocese de Crato, no Ceará”.
O pastor-capitão Raul Cavalcante declarou que “o homenageado é um homem de Deus que teve essa alegria de desenvolver suas atividades pastorais em Imperatriz e na região, mas que agora está indo ao Crato, no Ceará, dar continuidade a essa missão que lhe foi outorgada”.
“Essa mesma competência que desenvolveu até aqui suas atividades deverá fazer lá (Crato) para que o nome de Deus seja exaltado”, disse ele, que fez a leitura da Bíblia, no Salmo 37: “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor; e ele se deleita no seu caminho”.
Para ele, a passagem do bispo Dom Gilberto Pastana foi marcada por um trabalho dinâmico em Imperatriz, sendo reconhecido por meio dessa homenagem prestada pela Câmara de Vereadores.
O padre Valdeci, da capelania militar, observou que “o bispo tem a sua vida configurada a do Bom Pastor Jesus Cristo”. “De fato, ele (Dom Gilberto) conhece suas ovelhas e uma grande quantidade pelo nome e se fez conhecido por todo esse rebanho a ele (Gilberto) confiado. Nós agradecemos a Deus, enquanto diocese de Imperatriz, pelos 10 anos e oito meses que está conosco e o bom trabalho realizado em nosso meio”.