Diversas atividades foram desenvolvidas com as crianças da instituição Casa da Criança

Uma tarde de muita animação, recheada de gritos, brincadeiras, correria, música e descontração, quebrou o silêncio que normalmente reina no ambiente de uma biblioteca. Foi assim a ação social ‘Natal com Leitura’, organizada pelas bibliotecárias, técnicos e bolsistas da biblioteca setorial do Centro de Ciências Sociais Saúde e Tecnologia (CCSST), realizada nessa quarta-feira (10) no campus Centro da UFMA, com crianças atendidas pela instituição Casa da Criança, que cuida de menores em situação de risco.
Todo o ambiente, antes cheio de mesas, cadeiras para estudo e leitura, foi decorado com balões e personagens infantis. Diversas atividades foram desenvolvidas com os pequenos e envolveram todos que trabalham nas bibliotecas setoriais do CCSST. As crianças foram divididas em três grupos e os voluntários leram histórias infantis, passearam pelos corredores de livros da biblioteca, houve apresentação de teatro de fantoches, desenho, modelagem, brincadeiras de roda, dança e uma sessão improvisada de karaokê. Ao final, foi servido um lanche e entregue um kit contendo livros e material escolar para cada criança.
A técnica administrativa e idealizadora da ação, Ana Clea Mendes, falou como surgiu a ideia. “Essa é uma ação desenvolvida há algum tempo na igreja que eu frequento. Juntamente com todos aqui da biblioteca, resolvemos fazer algo parecido para ajudar a instituição. A arrecadação foi boa, mas poderia ter sido melhor”, explica. A direção do Centro apoiou a ação e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz (CDL) patrocinou as camisas. Um dos objetivos da campanha era arrecadar material de higiene pessoal e brinquedos que serão doados à Casa da Criança.
A ação com as crianças alcançou os objetivos esperados por todos, como afirma Ana Clea. “Percebemos que queriam ler, entrar no livro. Observamos esse envolvimento deles no momento que passeavam pela biblioteca. No contato com os livros, de se despertar pra leitura. O objetivo principal é esse, provocar neles a vontade de ler”, frisa. Ela ainda destaca que, mesmo sendo uma biblioteca universitária, a intenção é fazer com que a instituição apareça em meio à sociedade, pelo papel de prestar assistência à sociedade, unindo projeto social e incentivo à leitura.