A Prefeitura Municipal de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), realiza hoje o Bazar Social na Praça de Fátima. A exposição e comercialização dos produtos produzidos pelos beneficiários do programas da SEDES será aberta a partir das 8h e se estende até o meio dia.
O Bazar Social da SEDES é um evento anual que tem por objetivo divulgar, expor e comercializar, a preços acessíveis, os produtos confeccionados pelos participantes das oficinas ministradas nos 5 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo Centro de Inclusão Econômica e Social de Imperatriz - CIESI, que oferecem cursos de pintura em tecido, captonê, oitinho, corte costura e bordado em pedraria.
Entre os artigos comercializados, roupas, sandálias com pedrarias, panos de pratos bordados com fita, pintura em tecido, toalhas bordadas em oitinho, biscuit e capas de almofadas em captonê. Todo o material será vendável a preço simbólico. Antônia Bastos, diretora da Proteção Básica, observa que o Bazar Social é o resultado da profissionalização dos participantes dos cursos ofertados pelos CRAS. “Como os cursos visam promover a qualificação para geração de emprego e renda das famílias que vivem em situação de risco social, especialmente aquelas beneficiárias do programa de transferência de renda - Bolsa Família, nada mais justo expormos o trabalho final desses novos profissionais”.
Ela ressalta ainda que a importância de profissionalizar pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social traz benefícios não só para geração de emprego e renda, mas ajuda na autonomia familiar e em fortalecer vínculos sociais. “Os cursos também proporcionam momentos de socialização entre os usuários, fortalece vínculos familiares e comunitários garantindo direitos à cidadania das famílias atendidas pela Política de Assistência”. (Sara Ribeiro – ASCOM)