Prefeito participou da comemoração dos nove anos do programa Bolsa Família

Pollyana Galvão

Na manhã de ontem (31), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou o “Dia do Beneficiário”, em comemoração aos nove anos do programa Bolsa Família no Brasil. Em Imperatriz, o programa de transferência direta de renda tem 34.961 famílias cadastradas, sendo cerca de 20 mil famílias beneficiadas.
Durante a programação do evento, a população recebeu atendimentos de saúde (aferição de pressão arterial e teste de glicemia) e beleza (maquiagem, cabeleireiro e depilação). Prestigiaram, também, apresentações culturais e a exibição de um documentário sobre o Bolsa Família, onde os usuários do programa tiraram suas dúvidas. As crianças se divertiram em brinquedos montados na frente do prédio.
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, parabenizou os beneficiários e a equipe do Programa Bolsa Família em Imperatriz. “Parabenizo a cidade, todos os beneficiários e os servidores que vão de casa em casa cadastrar as famílias. Quero dizer que nos próximos quatro anos nós vamos aprimorar ainda mais esse programa no município, mas o ideal é que chegue o momento que ninguém mais precise desse benefício”.
A secretária da Sedes, Miriam Reis, destacou os avanços do programa na cidade. “Nesta gestão nós resolvemos o problema de atraso nos cadastros, onde as famílias demoravam de quatro a cinco meses para serem incluídas no programa, e hoje elas já estão no sistema automaticamente. Além da descentralização do Bolsa [Família] nas quatros grandes regiões da cidade e na zona rural”.
A dona de casa Jozenira de Araújo, 44 anos, mãe de quatro filhos, é beneficiária do programa desde 2003. “Recebo o benefício desde que cheguei em Imperatriz em 2003, na época em que meus filhos eram pequenos. Como não tenho emprego fixo, o programa é uma ajuda que você pode contar todo mês para comprar as roupas e os materiais da escola das crianças”, disse.

Descentralização

Em junho de 2012, o programa Bolsa Família foi descentralizado em Imperatriz, assim o cadastro das famílias no programa também pode ser realizado nos cinco Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município, além do prédio no centro da cidade, localizado na Rua Hermes da Fonseca, nº 32, Centro.