Equipe da TV Gazeta (São Paulo) no Centro Histórico de São Luís

A equipe do programa “Hoje Tem”, da TV Gazeta (São Paulo), desembarcou em São Luís com a tarefa de produzir um especial sobre as maravilhas turísticas do Maranhão. Os profissionais vão fazer os registros em terras maranhenses até este domingo (5) com o objetivo de apresentar alternativas de lazer, gastronomia e pontos culturais. O programa será dividido em seis edições e vai ao ar a partir da próxima quinta-feira (09).
O “Hoje Tem” deu início às gravações no município de Raposa, seguindo para Alcântara, São Luís, Barreirinhas (incluindo o balneário de Atins). Em São Luís, a equipe aproveitou a prévia do São João, na Praça Nauro Machado, e a comemoração de 199 anos do Teatro Arthur Azevedo, para dar destaque à tradição do bumba-meu-boi e a arquitetura.
Para a apresentadora Pâmela Domingues, o Maranhão está sendo uma grata surpresa. “Lá fora as pessoas não têm muita ideia do quanto é interessante esse estado. É muito bonito”, destacou.
Ao todo, o programa apresentará riquezas turísticas maranhenses em seis edições, que vão ao ar a partir da próxima quinta-feira, às 22h30, com reprise às 18h de domingo. “Tudo que foi feito aqui será mostrado em etapas. Temos muito conteúdo e imagens interessantes”, explicou um dos diretores do “Hoje Tem”, Bernardo Ballenila.

As rendeiras
As primeiras imagens foram feitas no município de Raposa. Quem assistir perceberá a delicadeza e colorido da renda de bilro percorrerem as mãos habilidosas de mulheres de gerações distintas como Maria Bonifácio Rodrigues, de 62 anos, e Larissa Rodrigues de 12, avó e neta. As duas, como numa orquestra, tocam harmonicamente os bilros, linha e espinhos de mandacaru sobre a almofada. O resultado é primoroso.
“Tudo que se mostra da nossa criação é importante. É uma tradição de muito tempo e queremos que as pessoas conheçam cada vez mais”, diz a presidente da Associação das Rendeiras da Raposa, Marilene Moreira.
Em Raposa, o passeio náutico captou imagens dos manguezais, guarás, da Fazenda das Ostras e Fronhas Maranhenses, como são conhecidas as dunas que compõem a paisagem dessa cidade que está a 28 km do centro de São Luís.

Alcântara
Entre os destaques da tradicional cidade histórica de Alcântara, o doce de espécie, além do tambor de crioula tocado em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e um recorte da tradicional festa do Divino Espírito Santo. “Preparamos tudo da melhor forma para participar dessa produção que, com certeza, vai atrair mais turistas para o nosso estado”, ressaltou o guia de turismo Nailton Lobato.

Parceria
Todo o acompanhamento e apoio às gravações estão sendo oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), que, também, mobilizou parceiros para o atendimento. A cobertura representa uma oportunidade de reforçar o potencial turístico do Maranhão no Brasil e valoriza os serviços de guia de turismo, receptivo, o setor de alimentação, artesanato e rede hoteleira.