Raimundo Primeiro
Realmente, o Círio de Nazaré é um espetáculo marcante e, envolvente, tendo em vista conseguir emocionar as pessoas que o assistem, em Belém do Pará, principalmente nas proximidades da Basílica de Nazaré.
Já participei do Círio de Nazaré, vendo fortes cenas. Desde o momento que cheguei no local, do inspirador espetáculo, a avenida Presidente Vargas, centro da capital paraense, o sentimento de amor, respeito e, sobretudo, reverência a Nossa Senhora de Nazaré, ficara visível, até óbvio, no meu suado semblante.
A organização merece, sem dúvida, os parabéns pela beleza e, claro, a tranquilidade da festa. Os turistas que participavam do acontecimento tiveram uma calorosa recepção por parte dos paraenses, notadamente Belém, a capital morena de todos nós.
Os pontos de apoio, para mim, são cruciais, pois, além de fornecer água, refrigerantes, sucos e alimentos para os romeiros, garantem uma participação dentro do espírito religioso, ordeiro e pacífico proporcionado pelo acontecimento.
Estive em janeiro na minha também inspiradora Belém do Pará. Lá, fui passar alguns dias do período de férias que tive das minhas atividades profissionais.
Todas as vezes que vou a metrópole da Amazônia, as sensações são as mais diferentes possíveis. Confesso, porém, ser uma espécie de amor umbilical, unido por uma força indissociável, algo, posso assegurar, quase impossível de ser rompido. Ocorre justamente o oposto: o elo revigora-se, unindo-nos ainda mais.
O Círio de Nazaré cresceu e continua crescendo anualmente. As procissões contam com participação expressiva dos fiéis, paraenses ou não, pessoas de várias regiões brasileiras e do exterior. Um aglomerado que vale a pena ver.
Já assisti à procissão, observando verdadeiras demonstrações de fé, de um prédio localizado na avenida Presidente Vargas, nas proximidades do Teatro da Paz e da Praça da República, Centro de Belém. Lá, até observei o jornalista Lima Rodrigues, ainda trabalhando na Radiobras, cobrindo evento.
Sem dúvida, uma região que vale a pena ser visitada por quem visitar a capital paraense. Belém, sempre Belém, do Pará, do Brasil. Belém que todos querem bem. Pois a terra que sabe acolher tem, igualmente, um povo hospitaleiro.
Quando estiver de férias, não pense duas vezes: fique no Brasil, percorra alguma das regiões belas que temos.
Comentários