Formação continuada aborda o tema "BNCC e Ensino Fundamental: uma discussão necessária"

A Secretaria Municipal de Educação, Semed, iniciou nessa terça-feira, 25, prosseguindo até sexta-feira, 28, formação continuada para professores da rede pública de ensino. Com o tema "Base Nacional Comum Curricular e Ensino Fundamental: uma discussão necessária", o encontro acontece à tarde, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, bairro União.
Professores das áreas do componente curricular, como língua portuguesa, matemática, ensino religioso, história, geografia, educação física, arte e ciências, ao todo, 225 professores dos anos finais, participam desse momento de qualificação. Outros 200 profissionais dos anos iniciais, de 1º ao 5º ano, já passaram pelo processo, de 18 a 21 de setembro.
De acordo com a coordenadora dos anos finais do Ensino Fundamental, Maria Elinete Gonçalves, o estudo e discussão do documento é passo fundamental. "Serve para que professores e gestores escolares adquiram embasamento para o processo de elaboração ou reelaboração dos currículos dos sistemas e instituições de ensino", destacou.
A formação ocorre em dois momentos. Iniciado pelo estudo do documento de forma individualizada, foi disponibilizado nas escolas link para download da BNCC. Os professores utilizaram o horário destinado às atividades extraclasse para aprofundar-se no assunto, ainda no início do mês de setembro. A segunda etapa ocorre com as formações presenciais e coletivas.
Márcia Helena Brandão, professora da Escola Municipal Manuel Ribeiro, no povoado Centro Novo, destaca a importância da BNCC para formação igualitária dos alunos. "Essa nova proposta permite que estudantes do país inteiro tenham o mesmo currículo de ensino, além de permitir com formação pedagógica práticas coerentes, um novo direcionamento e olhar para o planejamento em sala de aula", destacou.
A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento. (Sara Ribeiro - Ascom)