O I Concurso de Gastronomia de Peixe, a ser realizado a partir deste sábado (17) até o último sábado de agosto (31), vem movimentando os 32 barraqueiros estabelecidos na Praia do Cacau neste período de veraneio. A informação foi prestada pelo coordenador da Fundação Cultural de Imperatriz, Axel Carlos Brito, que coordenará o concurso.
Promovido pela Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), como parte da programação festiva do veraneio 2013 da Prefeitura Municipal de Imperatriz, o evento se realizará paralelo ao Cacau Pop Fest Rock, musical dirigido pelo coordenador Axel Carlos Brito. A ideia, de acordo com Axel Brito, atiçou a todos os barraqueiros.
"Estivemos reunidos na última terça-feira com todos os barraqueiros e sentimos a animação de todos em participar de um evento ímpar que nunca aconteceu em Imperatriz", afirma Axel Brito, observando que eles vão dar o melhor de si no sentido de preparar um peixe que chame a atenção dos jurados e depois os frequentadores da praia.
De acordo com Axel Carlos Brito, a ideia surgiu da necessidade de motivar os barraqueiros a caprichar na gastronomia do peixe. Isso porque, em todas as barracas, sejam de quais praias, o peixe sempre é servido da mesma maneira: ou cozinhado, ou frito, como é mais comum. Dificilmente se encontra peixe assado.
Ele observa que cidades tocantinas como São Sebastião do Tocantins mantém um tradicional festival de peixe, que atrai turistas de todo o Bico do Papagaio (TO), Pará e Maranhão. Essa tradição fez escola que já foi copiada em outros municípios vizinhos, a exemplo de Praia Norte, que este ano também realizou evento idêntico.
O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Antonio Mariano de Lucena Filho, disse ter abraçado a ideia e a colocou em prática dentro da programação do Veraneio 2013. "O festival de gastronomia de peixe vai incrementar ainda mais a programação geral do veraneio que vem sendo muito bem apreciado e elogiado por todos os banhistas dos dois balneários de Imperatriz", afirma Lucena Filho.
Segundo Lucena Filho, a programação do veraneio vem seguindo à risca a determinação do prefeito Sebastião Madeira, que cobrou de todos os órgãos envolvidos realizar o melhor para o imperatrizense e os visitantes. "Por essa razão, a coordenação do Veraneio 2013 primou pela segurança dos banhistas", concluiu Lucena Filho. (Domingos Cezar/ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14780
Barraqueiros da Praia do Cacau participam do I Concurso de Gastronomia de Peixe
O evento será promovido pela Fundação Cultural de Imperatriz
Comentários