Aberta, oficialmente, na manhã desse domingo (4), a temporada de veraneio na Praia do Cacau acolheu cerca de 9 mil pessoas, conforme estimou o superintendente municipal de Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto. O prefeito Sebastião Madeira fez a abertura, na companhia de assessores.
Madeira conferiu a segurança do palco, bem como da área destinada aos banhistas; o funcionamento das barracas, o movimento de vendedores e cobrou da coordenação todo empenho na segurança dos banhistas. No final da tarde, Chico do Planalto comemorou, pois, segundo ele, nenhum incidente foi verificado nos dois balneários.
O superintendente destaca que, além dos guardas vidas contratados pela Defesa Civil, homens e lanchas do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, homens da Marinha do Brasil, bem como policiais militares também se fizeram presentes, deixando as famílias bem à vontade nos dois balneários.
Chico do Planalto informou que guardas da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) também disciplinaram o trânsito proporcionando toda segurança aos pedestres. Da mesma forma, a Marinha fiscalizava as embarcações que transportavam banhistas para balneários do Maranhão e do Tocantins.
"Esperamos que em todo o período do veraneio as pessoas se divirtam e curtam nossas praias com a segurança que elas merecem", afirmou Chico do Planalto. Ele ressalta que a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Superintendência de Defesa Civil e outras secretarias do governo municipal, proporcionará toda segurança possível.
O vendedor Antonio Carlos da Silva Costa, 37, morador da Nova Imperatriz, elogiou a organização das barracas, bem como a área destinada aos banhistas. A segurança por parte dos órgãos estaduais como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também mereceu elogios do banhista. Da mesma forma a estudante Maria das Graças Sousa, 21, disse ter adorado a Praia do Cacau.
A dona de casa Antonia Figueiredo, 36, esteve no domingo na Praia do Meio e lembra que, apesar do pouco espaço, suas crianças se divertiram e ela se sentiu segura. Por sua vez, o barqueiro Raimundo Melo, 54, disse que faturou alto transportando os banhistas. "Espero que até o final da temporada nós possamos trabalhar com essa segurança", disse o barqueiro.
Chico do Planalto garante que no próximo final de semana tudo vai funcionar a contento, com a supervisão da Superintendência de Defesa Civil. Ele aproveitou a oportunidade para lembrar a todos os munícipes que a Defesa Civil não atenderá às segundas-feiras, uma vez que os servidores estão trabalhando nos finais de semana, durante a temporada de veraneio. (Domingos Cezar/ASCOM)