O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil completou 203 anos em março de 2011. Como parte das comemorações do transcurso dessa data, o Comandante-Geral do CFN autorizou a realização de uma turnê de sua Banda Marcial no Estado do Maranhão.
A cidade de Imperatriz, com o apoio da Prefeitura Municipal, como justa homenagem ao Dia do Mestre, receberá a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais no dia 14 de outubro de 2011, no Estádio Frei Epifânio da Badia, às 19h, com entrada franca. A informação é do Capitão-Tenente Hilquias Augusto Santiago de Sousa, Agente Fluvial de Imperatriz.
Ao longo dos anos, a tradicional Banda Marcial vem divulgando a Marinha do Brasil em todo o território nacional, com a técnica e evoluções de seus componentes fascinando o público. Cada vez mais solicitada para exibições, já representou a Marinha do Brasil, entre outras cerimônias, na coroação da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, em 1956; nas comemorações Cabralinas, em Portugal; e nas comemorações da Data Nacional da França, quando abriu o desfile de 14 de julho de 2005, em Paris.
Tomada como modelo por sua qualidade, a Banda Marcial do CFN tem despertado a formação de bandas e fanfarras escolares em diversos municípios brasileiros.
A Banda Marcial tem seu aquartelamento na histórica Fortaleza de São José, construída em 1736, na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, sede do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14222
Comentários