Alimentos arrecadados são doados à população carente

Domingos Cezar

Entre as dezenas de programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio de Secretarias como a de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (Semus) e outras, um deles se destaca por seu alcance social e por combater a fome e a pobreza. Trata-se do Banco de Alimentos, que tem como coordenador Luis Miranda de Andrade, o Lula Miranda, que vem conduzindo o órgão com muita presteza, sendo por isso reconhecido pelas empresas que colaboram e, principalmente, pelas instituições e famílias cadastradas.
O Banco de Alimentos, de acordo com Lula Miranda, realiza um trabalho de grande alcance social porque conta com dezenas de colaboradores, empresários da área de alimentos, a exemplo de supermercados, sacolões, entre outros.
Para tanto, servidores do Banco arrecadam alimentos perecíveis que seriam jogados no lixo e os transportam para a sede do órgão, onde, sob a supervisão de uma nutricionista, são lavados e acondicionados em sacos plásticos para serem entregues às instituições cadastradas.
São dezenas de instituições, como escolas, creches, abrigos de idosos, igrejas, entre outras que também realizam um trabalho social junto às pessoas carentes. O Banco também entrega as denominadas cestas básicas a mais de mil famílias cadastradas no local.
De acordo com Lula Miranda, a política da Prefeitura é atrair para Imperatriz investidores para instalar suas empresas, propiciando emprego para os trabalhadores e trabalhadoras, além de preparar os jovens com cursos profissionalizantes para o mercado de trabalho. “Entretanto, não se descuida dos programas sociais, que prestam ajuda às pessoas que de uma forma ou outra precisam”, observa Miranda, destacando o trabalho da titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Miriam Reis, a qual, segundo ele, realiza um bom trabalho à frente da Secretaria.
Lula Miranda cita ainda o exemplo do Restaurante Popular, também mantido pela Sedes, que fornece centenas de refeições diariamente, aos trabalhadores e aposentados, pelo preço simbólico de um real. “Porém são dezenas de programas que ajudam as pessoas a encontrar trabalho e renda”, conclui Miranda.