Em 2012, o Banco de Alimentos arrecadou mais de 340 toneladas de alimentos que foram distribuídos às famílias carentes. O coordenador do Banco de Alimentos de Imperatriz, Luís Miranda Andrade, o Lula Miranda, afirma que vai trabalhar com sua equipe com a meta de arrecadar mais alimentos do que no ano passado.
Lula Miranda garante que vai manter as campanhas que objetivam atrair a atenção das pessoas que colaboram com a instituição. Entre estas, a campanha “3kg você pode!”, que foi direcionada para as pessoas físicas. “Centenas de pessoas contribuíram com o Banco durante essa campanha”, observa Miranda.
O principal apoiador do Banco de Alimentos é o comércio atacadista de alimentos, destacando-se os hiper e supermercados e mercadinhos revendedores de produtos hortifrutigranjeiros. Todos os alimentos que não podem ser levados para as prateleiras são entregues para uma equipe que o transporta para a sede do Banco.
Sob a orientação de uma nutricionista, o alimento que seria jogado no lixo é lavado com água limpa e depois armazenado em sacos plásticos, para depois serem transportados em veículos adequados para as entidades sociais (igrejas, escolas, creches e outras) que são cadastradas ao Banco de Alimentos.
As ações desenvolvidas pelo Banco de Alimentos, que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), foram reconhecidas até mesmo pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. “E é esse reconhecimento que nos impulsiona a nos dedicar ainda mais a esse trabalho de cunho social”, afirma Lula Miranda.
No ano passado, de acordo com Lula Miranda, com a queda do número de doadores, o Banco conseguiu ainda arrecadar 340.946.381kg de alimentos diversos, atendendo 752 entidades cadastradas e beneficiando 232.081 pessoas em estado considerado de vulnerabilidade. “E esse trabalho social vamos continuar durante este ano”, conclui Lula Miranda. (Domingos Cezar/Comunicação)