Após passar por reforma e modernização, o Banco de Alimentos de Imperatriz foi reinaugurado oficialmente ontem (22). Durante todo o processo de reforma, o Banco continuou seu funcionamento e atendendo às entidades cadastradas, que passam das 270, assim como às 1.200 famílias que recebem doações.
A modernização do equipamento público só foi possível mediante elaboração de projeto feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), através da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN), que conseguiu liberação de recurso através de edital disponibilizado pelo Governo Federal.
O recurso no valor de R$ 437.421,17 para a modernização e reforma do programa possibilitou a reforma predial, a compra de equipamentos, dentre os quais material permanente, contendo os itens principais, como duas câmaras frias, uma balança eletrônica, balança de piso móvel, microcomputador e vários outros itens. Houve ainda a compra de material de consumo e dois caminhões baú no valor de R$ 179.040,00.
"Com a reforma e modernização do Banco de Alimentos, haverá uma melhora significativa no trabalho, tanto no recebimento dos alimentos quanto no armazenamento, tendo em vista a câmara fria nova, os equipamentos adequados, e melhora ainda na capitação, com a aquisição dos dois caminhões que facilitam no deslocamento, na busca e na transição adequada desses alimentos", declarou a secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro, sobre as melhorias ocorridas no Banco de Alimentos.
Na oportunidade, o prefeito Madeira também realizou a entrega do Kit de Modernização das Centrais de Recebimento de Distribuição de Alimentos e da Agricultura Familiar, contendo balança eletrônica de 30kg, balança de piso móvel de 300kg, freezer horizontal, freezer vertical, computador, impressora a laser, monobloco, pallets, lavadora de alta pressão, mesa para escritório e cadeira com rodas. Além do principal item que irá ser utilizado pelo Banco de Alimentos e pela Secretaria de Agricultura, que é um caminhão baú frigorífico.
Todo esse material foi adquirido através da adesão da Prefeitura de Imperatriz à Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), numa parceria com o governo do Estado. "Agora com três caminhões, o atendimento do banco de alimentos ficará mais amplo e terá mais qualidade, pois auxiliará na busca dos alimentos doados pelos estabelecimentos, assim como para atender a uma quantidade maior de famílias e entidades cadastradas no Banco de Alimentos que estão em situação de insegurança alimentar, beneficiando também quem não tem como se locomover à sede do programa. Além do mais, também evitaremos desperdícios de alimentos", disse a superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional do município, Andressa Assunção. [Sara Ribeiro - ASCOM]
Comentários