Hemerson Pinto

A proposta de aumento salarial de 8% e de reajuste de 8,5% sobre o piso salarial foi aceita pela categoria. O acordo deu fim à greve que em Imperatriz durou 25 dias. Ontem, até o final do expediente, apenas a agência do Banco da Amazônia (BASA) continuava o movimento grevista por tempo indeterminado. As demais agências de bancos públicos que aderiram à paralisação voltaram a funcionar normalmente depois do feriado da padroeira da cidade.
“Fechamos os bancos públicos, onze agências, sendo cinco do Banco do Brasil, quatro da Caixa Econômica Federal, uma do Banco do Nordeste e a do Banco da Amazônia”, disse o diretor regional do Sindicato dos Bancários do Maranhão em Imperatriz, Cassio Valdenor. O líder classista informou que a briga também serviu para forçar a realização de concursos públicos. “A Caixa vai abrir novos concursos e serão chamados cerca de 14 mil bancários nos próximos dois anos, assim como o Banco do Brasil”, comenta.
Com o atendimento normalizado nas agências de Imperatriz, o sindicato da categoria foca nos debates em relação à Lei das Filas. “Nosso foco é continuar atuando com o Ministério Público e com a Câmara de Vereadores, tentar fazer cumprir a Lei das Filas”, informa, anunciando que um projeto que revoga a atual lei e deverá aprovar uma nova será discutido na Câmara de Vereadores nos próximos dias.
“A lei anterior dizia que a fiscalização era feita pela Receita Municipal, coisa que nunca aconteceu. Por isso, os bancos fazem questão de não cumprir. Agora será o Procon quem irá fiscalizar e autuar.
Vamos divulgar essas informações para o cliente nas agências bancárias. São 30 minutos em dias normais e 40 minutos nos dias de pico, que são os pós feriados e do primeiro ao sexto dia útil. Mas do que isso, o banco não está cumprindo com a lei”, alerta Cassio Valdenor.
Quanto aos dias em que os bancários ficaram de braços cruzados, este ano não serão obrigados a fazerem horas extras até a metade do mês de dezembro, como em anos anteriores. “O bancário era obrigado a cumprir até duas horas extras por dia até o dia 15 de dezembro, para compensar os dias parados. Agora ele vai cumprir até 1 hora até dezembro, se for necessário”, explica o presidente do sindicato.
Além do novo projeto da Lei das Filas, a Câmara de Vereadores de Imperatriz deverá discutir outra proposta: a aprovação de uma lei que obrigue todas as agências bancárias a instalarem portas giratórias com detectores de metais, além de câmeras de vigilância internas e externas e as proteções de caixas, laterias e frontais. A medida, segundo o Sindicato dos Bancários, é prevenir contra a ação de assaltantes, principalmente os que agem nas chamadas ‘saidinhas’ bancárias.