Motoristas recebem panfletos educativos em alerta aos acidentes de transito na Avenida Pedro Neiva de Santana

Em memória às vítimas de acidentes de trânsito, balões brancos e cartazes foram fixados na manhã dessa quarta-feira, 21, nos canteiros da Avenida Pedro Neiva de Santana, em frente ao pardal eletrônico de velocidade, pela coordenação de “Educação para o Trânsito, da Setran”. Mobilização visa provocar a conscientização de motoristas e pedestres quanto aos riscos de acidentes com vítimas fatais nas vias de Imperatriz.
Agentes de trânsito distribuíram panfletos e orientaram motoristas sobre o respeito ao limite de velocidade, que é de 60 km, na Avenida. “Essa é mais uma ação visando provocar no condutor uma responsabilidade maior no trânsito, chamando-o para uma atenção, principalmente nesta avenida que liga Imperatriz a João Lisboa”, explica o agente Francisco Gois.
Ele diz que, embora a via esteja bem sinalizada, motoristas ainda insistem em desrespeitá-la, causando acidentes com vítimas, exemplo do fato ocorrido no começo desta semana com um motociclista em frente ao Hospital Macrorregional.
O consultor de vendas Eldiberto Wagner considerou positiva mobilização e entende que “somente com muita educação é que se poderá mudar a situação caótica no trânsito brasileiro”. Ele lamentou que ainda exista a “cultura do primeiro eu, depois você!”, em flagrante desrespeito a legislação. “Temos que lutar para mudar essa realidade, pois no trânsito temos que ceder espaço, e não disputá-lo”, aconselha.
De acordo com o motorista Rosendo Ribeiro, “esse trabalho de educação no trânsito ganhou notoriedade na gestão do prefeito Assis Ramos, que reestruturou a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – Setran. Temos observado esse trabalho de conscientização dos motoristas sendo realizado semanalmente nas ruas e avenidas de Imperatriz”.
O secretário Leandro Braga reiterou que, além de blitz educativa nas ruas, escolas, empresas e instituições, investimentos no reforço da sinalização das vias dos bairros e do centro estão sendo feitos para melhorar a segurança pública viária dos motoristas e pedestres. “A melhoria da sinalização é uma determinação do prefeito Assis Ramos, que não tem medido esforços para ampliarmos esse trabalho em toda a cidade”, enfatizou.
Conforme dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU, foram contabilizados no primeiro semestre deste ano cinco mortes no trânsito de Imperatriz, sendo quatro no perímetro urbano e rural da BR-010 e outro na Avenida Pastor Luís de França, de acesso à ponte Dom Affonso Felippe Gregory. (Gil Carvalho – Ascom)