Em entrevista, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, Francisco da Silva Almeida, o Chico Brasil, faz um balanço da Campanha “Sonho de Natal” 2018, ressaltando que, apesar do momento de recessão, a criatividade dos lojistas sobressaiu-se, por meio das promoções, que resultaram na ida dos consumidores ao comércio, principalmente durante as duas últimas semanas.
Como foram as vendas durante as festas de fim de ano?
Francisco Almeida – Como dizem os técnicos da área econômica: não houve queda nas vendas, mas uma desaceleração. Ou seja, nos anos anteriores, as vendas, durante o período de Natal e Ano Novo, sempre oscilavam entre 10% e 15%. Este ano, porém, também foram registradas excelentes vendas. Na véspera do Natal, por exemplo, o comércio esteve superlotado.
Também tem a questão do estoque que precisa ser renovado?
Francisco Almeida – Sim, sem dúvida. As liquidações são feitas tanto com saldos de estoques quanto com os lançamentos, tendo em vista a busca pelo alcance das metas. Todos trabalham visando conquistá-las. Portanto, terminam colocando as novidades nas vitrines à disposição dos consumidores. Trata-se de novos lançamentos, as novidades lançadas com as ações de fim de ano.
Um bom momento para ir às compras?
Francisco Almeida – Sem dúvida, pois todas as empresas, ao mesmo tempo, buscaram a atenção dos consumidores. A ação acaba na redução expressiva de preços e na melhoria das taxas de juros. Isso facilita a vida dos consumidores.
O que tem a dizer sobre os “temporários”?
Francisco Almeida – Grande parte das pessoas contratadas para as vendas de fim de ano é observada por sua habilidade, por sua espontaneidade. Diante dos resultados, acaba ficando no mercado de trabalho. Isso é importante. Trata-se de uma avenida de mão dupla: geração de emprego, que gera, naturalmente, renda, além de melhorar o consumo, com os lojistas entrando em 2019 com o pensamento positivo em relação ao desempenho do comércio ao longo do ano ora iniciado.
Otimismo é a palavra de ordem?
Francisco Almeida – Sempre, a torcida é essa. O comércio é dinâmico e criativo.
E sobre os sorteios? O que tem a falar?
Francisco Almeida – Aproveito para reforçar o convite para os sorteios dos prêmios da edição 2018 da Campanha “Sonho de Natal”. A programação acontece nesta sexta-feira, dia 4, a partir das 20h, na Praça de Fátima.
Comentários