Torneio vai envolver 16 equipes. Na foto, Flamenguin, um dos favoritos

Hemerson Pinto

A competição, que está na décima segunda edição, foi remodelada e ganhou apoio da iniciativa privada. O campeonato de futebol que vai reunir 16 equipes será a 1ª Copa Parente Alvorada de Futebol. Este ano vai levar o nome do patrocinador oficial. Os jogos começam no dia 05 de setembro.
São dez times do Parque Alvorada II, um da Vila Nova, um do Parque Santa Lúcia, dois da Vilinha, um da Vila Fiquene e um do Recanto Universitário. As disputas acontecerão no Campo Poeirão, Parque Alvorada II, e no Campo Anhanguera, Parque Anhanguera.
As equipes serão divididas em quatro grupos e os 12 mais bem posicionados no final da primeira fase classificam-se para as quartas de final. A previsão é que a grande final aconteça no dia 07 de novembro. Os jogos da primeira fase serão realizados aos sábados e domingos.
Nesta edição serão premiados o 1º lugar com R$ 2 mil, o 2º lugar com R$ 800. O campeão e vice também receberão troféus e 30 medalhas cada. A competição vai premiar com troféus o artilheiro, o melhor goleiro e o jogador revelação.
O campeonato não é visto pelos organizadores e competidores como mais uma disputa de futebol, “mas como oportunidade que temos de colaborar com os jovens que são quem realmente fazem o campeonato com suas participações. Jovens que trabalham a semana inteira e aguardam o final de semana para rodadas que sempre animam o nosso bairro, promovendo, além da inclusão, a alegria”, comenta o empresário e morador do Parque Alvorada II, Parente, convidado para ser o apoiador do torneio este ano.
Para o organizador, Cláudio ‘Pit Bull’, “a juventude não se preocupa, como a juventude de anos atrás, com a prática do futebol de campo, o original futebol de campo. Estamos fazendo um campeonato para incentivar os jovens e até, quando é possível, oferecemos transporte para garantir a chegada de atletas aos campos. O Parque Alvorada e o Parque Anhanguera são dois bairros com aberturas para a prática esportiva do futebol. O bom é que nessa competição teremos times de outros bairros. Pensamos assim, não no torneio em si, mas na importância que tem para todos os envolvidos”.
Cláudio diz que a decisão dos organizadores em buscar apoio no empresário morador do bairro base da Copa foi motivada “por vê-lo sempre à beira do campo assistindo nossa competição. Isso demostrava que ele gostava de ver os jogadores em ação. Lançamos o convite e pronto, ele aceitou. Então, vamos caminhar juntos”.
Incentivar o esporte no bairro onde mora, segundo o empresário, é uma obrigação. “Meus filhos nasceram e foram criados nesse bairro, são jovens como os jovens que participam do campeonato. É uma grande festa que acaba envolvendo toda a comunidade. Nós precisamos mais disso”, complementa.
No primeiro semestre, o Parque Alvorada II foi palco do Copão Alvorada, que levou muitos torcedores ao ‘Poeirão’ nas disputas acirradas entre times de vários bairros. O PROGRESSO, também como forma de apoiar o esporte no bairro, acompanhou a final entre ‘Flamenguin’ e VBS. O rubro negro levou a melhor.