Lukas Oliver - São Paulo - 3º Lugar, Gabriel Diniz - Uberlândia - 2º Lugar, Flávio Amoêdo - Imperatriz - 1º Lugar

“199,5 de 200 pontos”, esta foi a nota geral que o bailarino Flávio Amoêdo, residente em Imperatriz, ganhou ao se apresentar no maior evento de dança do ventre da América Latina, o Mercado Persa, que acontece anualmente em São Paulo/SP. Com esta nota não poderia ter outra colocação a não ser o tão sonhado 1º lugar.
O maior representante da dança oriental do Maranhão trouxe para seu currículo, e para orgulho de todos que admiram seu trabalho, esta medalha cheia de história e emoções. “Isso mostra que os sonhos podem se tornar realidade. Hoje tenho grandes incentivadores, grandes parceiros e amigos que me fazem sonhar, a cada dia mais, com outras premiações. Isso não é mérito somente meu e sim de todos que acreditam em mim e que a arte tenha sofrido evoluções e o que antes era preconceito hoje se torna conceito”, diz emocionado.
Diz o bailarino que foram dois anos trabalhando intensamente para esta apresentação e que o resultado deste foi satisfatório, pois conseguiu chegar no objetivo final.
Esta premiação mostra que os homens que praticam dança do ventre estão cada dia indo adiante e quebra algumas barreiras impostas por algumas bailarinas e professoras que dizem que a dança do ventre deve ser dançada somente por mulheres.
O preconceito com os bailarinos de dança do ventre diminui a cada dia e isso faz com que o trabalho dos profissionais aqui no Brasil seja mais reconhecido. Existem hoje muitos homens que praticam a dança do ventre e a maioria usa a arte como profissão, investindo em cursos e figurinos para que possam mostrar um bom trabalho final.
Flávio Amoêdo é também professor da academia Radical Fitness e por isso incentiva todas as suas alunas, desde as de nível básico ao avançado, a participarem de competições dentro e fora de nosso estado. Segundo ele, isso as faz crescer como profissional e como pessoa.
Com muitos convites para participar de eventos fora da cidade, Flávio fala que suas horas de ensaios têm intensificado e que sua preparação agora é outra, pois com tanta correria sua dedicação tem que ser maior para que o público que o assiste saia do evento encantado com performances cada vez mais ousadas e bem executadas.
Imperatriz – É a cidade que Flávio Amoêdo escolheu para morar. Ao longo de seis anos residente aqui, tem mostrado um trabalho límpido e honesto. “Aqui tem espaço para todos, e o respeito com o outro é fundamental para que você amanhã obtenha sucesso e reconhecimento”, enfatiza.
Marcado para novembro seu espetáculo anual, ele diz que será uma grande surpresa, pois este será o início da comemoração de seus 15 anos de dança, que será em 2013. “Este espetáculo será marcante, assim como o Amazônia, que foi apresentado aqui e em Belém/PA. Ele fala de nossa história, relembraremos momentos incríveis, tenho a absoluta certeza que muitos irão se emocionar com cada música que lá tocará. Este está sendo adiado por dois anos e chegou o momento exato, já amadureceu, e está pronto para apresentar para vocês”, disse Flávio sobre o espetáculo, que terá apenas uma sessão. Os ingressos serão vendidos no início de setembro de 2012.
Flávio Amoêdo é patrocinado pelas empresas Radical Fitness (MA), Clínica de Estética Belíssima (MA), Hana Sedas (SP) e Atelier Yasmin Hassanein (SP).