Divulgação

Illya Nathasje

A Azul Linhas Aéreas programou a retomada das atividades em Imperatriz a partir do dia 2 de setembro.  A notícia, que a princípio parece ser boa para os imperatrizenses e moradores de outras cidades que aqui embarcam, é, na verdade, péssima. Tudo porque a principal linha antes da pandemia do novo coronavírus, Imperatriz-São Luís será, agora, Imperatriz-São Luís via Belém.  Em resumo, um voo que é 50 minutos, com escala na capital paraense, passa a ter um tempo de duração de 3 horas e 50 minutos. Está com horário de partida programado para as 14h45, com chegada em Belém às 16h20 e saída para São Luís às 17h05,  onde chega às 18h35.  Isso, apenas as quartas feiras.

Não beneficia Imperatriz
A nova programação não beneficia os passageiros no dia a dia. No formato anterior, Imperatriz fazia parte da rota diária com São Luís, agora, a nova demanda está reduzida para apenas uma vez por semana, às quartas-feira, como afirmado. Já para Belém, a AZUL fará outros três voos durante a semana (segunda, sexta e domingo). A única vantagem com os voos da Azul para os imperatrizenses e passageiros que aqui embarcam, é a possibilidade de conexões no mesmo dia, com capitais nordestinas, Fortaleza, Recife e Salvador, o que também a LATAM proporciona, via Brasília ou São Paulo.  

Carga é o interesse
A reportagem apurou que desde o começo da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Azul Linhas Aéreas ao deixar de operar na cidade, passou a utilizar a via terrestre para seu serviço de cargas, justamente com destino a Belém, de onde segue por via aérea. 
Com a disponibilização agora, de uma malha justamente para a capital paraense, que a AZUL já operou e há tempos havia deixado de operar, pela baixa ocupação de assentos, tudo indica que o interesse da empresa não é servir a cidade de Imperatriz no tocante a voos de passageiros e sim,, operar melhor a exploração comercial do transporte de cargas, tanto que a empresa vai voltar a operar com equipamento ATR 72-200, um turbo hélice capaz de transportar grandes volumes de carga.

Cadê a representatividade? 
A decisão  de investir somente no que é lucrativo  é compreensível, já que empresa é para dar lucros e o setor aéreo tem sido um dos mais afetados nesses tempos, porém, a cidade de Imperatriz e seus representantes, do Executivo, Legislativo e Judiciário, mais, as entidades classistas precisam se posicionar e cobrar da empresa uma reversão desse planejamento. A segunda maior cidade do estado sem uma ligação com a capital? 
Não custa lembrar que o governo do Maranhão concedeu incentivos fiscais no combustível de aviação para as empresas aéreas e a Azul que chegou a promover batismo de voo inaugural no aeroporto local, aqui chegou com a proposta de voos diários para Belém, São Luís e Belo Horizonte. O que mudou de lá pra cá, se a cidade só cresceu, aumentou suas demandas e melhorou o fluxo de negócios?

LATAM expande programação de voos em Imperatriz
Imperatriz passa a contar a partir deste mês de agosto, com uma maior frequência de voos no Aeroporto Prefeito Renato Moreira. Empresa que sempre operou com maior volume na cidade, a LATAM Airlines Brasil atualmente mantém apenas um voo diário para São Paulo, aeroporto de Guarulhos. 
No dia 16, a empresa passará a ter dois voos diários, um para São Paulo, também Aeroporto de Guarulhos (na madrugada) e outro para Brasília, sempre a tarde. As vendas já estão disponíveis no site da empresa e ag?ncias de viagens. Segundo comunicado, Imperatriz faz parte do planejamento da empresa em aumentar sua malha aérea doméstica no País em mais de 50% em agosto. 

Novas operações
A relação completa dos voos programados pela companhia e todos os detalhes de cada rota estão disponíveis no sistema de voos da LATAM.,