Hemerson Pinto
Importante via que liga a BR-010 ao bairro Nova Imperatriz, a Avenida São João recebe asfalto pela primeira vez, desde quando foi aberta, em 1979, segundo moradores. Foram 35 anos de espera até o Governo do Estado incluir a famosa rua que passa atrás do ‘arame do 50º BIS’, agora ‘muro do 50º BIS’, no cronograma de obras.
As três décadas e meia de poeira, mato e lama ficarão apenas nas lembranças dos moradores mais antigos dos bairros Cinco Irmãos e Vila JK. O vai e vem de carros e motocicletas aumentou em poucos dias. O trânsito, como previsto, ficou mais rápido e perigoso. “Quando ficar tudo pronto, deve investir na sinalização”, disse o motorista de um caminhão de entregas, Paulo Junior.
Seu Zacarias conhece bem a história. “Cheguei aqui em 1977. Em 1979 a rua foi aberta, na mesma época que a Avenida JK e a Avenida Industrial. As outras, com o passar dos anos, ganharam logo o asfalto. Foi acabando, foram recuperando. Esta não, ficou sempre na piçarra”, comenta.
Agora seu Zacarias sai na porta de casa e vê ‘o chão preto’, como ele mesmo diz, de uma ponta à outra. “Chegou mesmo, a poeira vai acabar. Nós, moradores, vamos viver melhor e até nossos imóveis serão mais valorizados”, disse.
Na casa ao lado, dona Maria Ferreira conta que trabalhou fazendo comida na época da construção do 50º Batalhão de Infantaria de Selva, o 50º BIS. “Atravessava a rua e passava por baixo do arame. Depois de tantos anos, eu não esperava mais que o asfalto chegasse aqui, mas chegou”.
Os dois são moradores da Vila JK, onde não apenas a Avenida São João recebe os benefícios de infraestrutura, mas outras ruas que compõem o pequeno bairro. O asfaltamento ainda está sendo levado para ruas do bairro Boca da Mata, que também fica próximo à Avenida JK.
Comentários