Programação faz parte da campanha "Outubro Rosa" e celebra Dia do Dentista

Prevenir, ainda, é o melhor remédio, principalmente quando se trata do câncer. Diante dessa realidade, o Programa de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, em parceria com a OdontoSesc, realizará nesta quinta-feira, 25, ação voltada para a campanha "Outubro Rosa" com foco na prevenção ao câncer bucal. A programação, das 17h às 20h, será na Academia da Saúde, na Avenida Beira-Rio.
Dentistas e demais profissionais da área da saúde vão orientar, prevenir e capacitar a população quanto aos riscos do câncer na boca. Também serão realizados workshops sobre fotografia em telefone celular, oficinas de técnicas de produção de chaveiro artesanal e orientações profissionais relacionados a prevenção de outros tipos de câncer, como de mama e de próstata.
"Quando a gente pensa em saúde bucal temos que pensar que a boca é o segundo ambiente mais contaminado do corpo humano, perdendo apenas para o intestino. Então, muitos problemas relacionados a infecção começam pela boca e muitas vezes a população não está tendo acesso a essa informação", explicou o coordenador do programa de saúde bucal, Rogério Emílio de Souza.
Além disso, a atividade celebra o Dia do Dentista, comemorado em 25 de outubro.

Atendimento nos bairros

O Programa de Saúde Bucal está em pleno funcionamento no Município, com atendimento nos postos de saúde. Para ter acesso aos serviços, basta que o cidadão procure a unidade de seu bairro, munido de Carteira de Identidade e Cartão SUS, onde será atendido por um dentista que vai avaliar as necessidades e montará um plano de tratamento odontológico.
Rogério Emílio reconheceu que a demanda é grande, mas adiantou que ações pontuais estão sendo adotadas pela Semus para resolver o problema, como é o caso da inauguração, em breve, de uma Unidade Básica de Saúde no Bacuri.
"Quando for necessário um procedimento específico, como por exemplo, tratamento de canal, extração de terceiro molar ou procedimento estético maior, o atendimento vai para o CEO, que é o Centro de Especialidade Odontológicas", explicou. Os serviços mais comuns nos postos são de limpeza, raspagem, manutenção de restaurações e fratura dentária em emergência.

Cânceres bucais mais comuns

No Rio Grande do Sul, o tipo de câncer mais comum é o de assoalho de boca, em razão do alto consumo de chimarrão. No caso do Nordeste, segundo Rogério Emílio, os estudos apontam a prevalência de trauma dos tecidos mole (calo bucal) e aquele causado por uso de medicamentos. "Temos conhecimentos de que as pessoas fazem bochechos com álcool, água e fumo e já tivemos notícia em uma matéria da Folha, que tinha gente que fazia bochechos com água de bateria. Todos os produtos químicos são pré-cancerígenos", alertou. (João Rodrigues - Ascom)