As ações de rotina da campanha "Outubro Rosa" este ano em Imperatriz ganharam um tom especial - o de esperança. Esta é a tradução do sentimento de uma das pacientes que fazem tratamento contra o câncer de mama por meio do Programa Saúde da Mulher, mantido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).
Durante todo o mês, as ações mundiais foram voltadas para o incentivo à prevenção da doença. Em Imperatriz não foi diferente. A SEMUS se mobilizou com realização de Audiência Pública na Câmara Municipal, Blitz educativa, Culto ecumênico para as pacientes, apresentação teatral, Ação Social na Praça de Fátima e uma linda Caminhada que marcou o encerramento das atividades.
Mas o que realmente coloriu o mês de outubro na cidade foi a notícia de maiores investimentos por parte do poder público (Prefeitura Municipal de Imperatriz) na rede de oncologia do município. Para começar, o atendimento prestado aos usuários melhorou com o aumento no número de serviços ofertados.
De acordo com dados do PAISM - Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher, só o Centro de Referência da Mulher - Três Poderes, realizou em 2012, 5.546 consultas médicas ginecológicas, 635 atendimentos com mastologista, 94 atendimentos psicológicos e 1.201 consultas de enfermagem. Além disso, foram realizados 5.672 exames citopatológicos, 672 colposcopias e 272 biopsias.
E para ampliar mais ainda o acesso, neste ano, a partir do mês de novembro os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) contarão com o atendimento da Unidade Móvel para prevenção de câncer, que atenderá as áreas mais carentes com Mastologista, Ginecologista, Urologista, Cirurgião Geral, Dermatologista, Oncologista, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem e Técnica em Radiologia.
Com capacidade para realizar até 60 mamografias por dia, esta Unidade vai atender à comunidade paralelamente aos serviços já oferecidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. "Isso representa um avanço muito grande para nossos pacientes que terão o atendimento agilizado. E com a nossa sala de registro do câncer haverá um maior controle dos procedimentos e ações realizadas, além de permitir um acompanhamento mais rígido dos nossos pacientes, o que melhora a eficácia do tratamento", informa a secretária de Saúde, Conceição Madeira.
Ela afirma ainda que, na corrida pelos avanços, a SEMUS anuncia também que Imperatriz aderiu à Campanha Nacional 'Novembro Azul', que vai oferecer à comunidade masculina, durante todo o mês, realização de palestras com urologistas e orientações sobre prevenção do câncer de próstata. "Algumas ações serão direcionadas aos idosos, taxistas, funcionários da Polícia Militar e profissionais da saúde", esclarece Felipe Hans, coordenador do Programa Saúde do Homem.
Vale destacar também que houve recentemente a instalação da Unidade de Oncologia (departamento especial para tratamento de pacientes com câncer) no Hospital Municipal - Socorrão; que contou com reforma e readequação de 15 leitos, além de dois consultórios e uma recepção. As adequações foram feitas de acordo com as normas das políticas da Rede de Doenças Crônicas da Oncologia, definidas pelo Ministério da Saúde.
Para o Dr. Arnaldo Alencar, secretário adjunto de Saúde do município, é improvável não enxergar o progresso e as melhorias que a saúde pública de Imperatriz está vivenciando. "É impossível não se render aos avanços da saúde na gestão do Madeira, bem como na administração da secretária Conceição Madeira, basta observarmos os serviços que oferecemos hoje e os que eram oferecidos anteriormente", frisa. (Maria Almeida - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14842
Avanços na prevenção do câncer em Imperatriz coloriram o Outubro Rosa
Ampliação do acesso aos serviços oncológicos marca o mês que lembra mundialmente a luta contra o câncer de mama
Comentários