Imperatriz teve desempenho superior à média do nordeste, inclusive nos anos iniciais

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, recentemente, o resultado nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011. Em Imperatriz, 56 escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino superaram as projeções do MEC.
Desde o Ideb 2009, divulgado em julho de 2010, a Rede Municipal de Ensino de Imperatriz tem se destacado pela qualidade da educação oferecida. Naquele ano, 54 escolas da Rede Municipal atingiram ou superaram as projeções estabelecidas. Este ano, o número foi ainda maior.
Números
Em 2009, o Ideb dos ‘Anos Iniciais do Ensino Fundamental’ foi 4,2; agora, com o resultado de 2011, este número cresceu para 4,3. Já o Ideb dos ‘Anos Finais do Ensino Fundamental’, que em 2009 foi 3,9, subiu para 4,0.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Imperatriz, se comparado com as demais escolas públicas do Nordeste, tem se destacado. É o que explica a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Marinalva da Silva. “No quadro geral, a rede pública do nordeste está com um Ideb dos anos iniciais 4,0 e em Imperatriz, o nosso Ideb dos anos iniciais é de 4,3. Nos Anos Finais também há diferenças, enquanto a rede pública em todo o nordeste tem um índice de 3,2; Imperatriz se destaca com o Ideb 4,0”, explica.
Marinalva da Silva destacou, ainda, as escolas que obtiveram os melhores resultados da Rede Municipal de Ensino de Imperatriz. “Destacamos aqui a Escola Santos Dumont e o Colégio João Silva, que alcançaram os primeiros lugares nos anos iniciais e finais do Ideb 2011. A Escola Santos Dumont obteve Ideb de 5,3 nos anos iniciais e 5,1 nos anos finais; já o Colégio João Silva obteve 5,4 nos anos iniciais e 5,0 nos anos finais do Ensino Fundamental, superando assim as projeções estipuladas pelo Ministério da Educação”.
Entenda as metas
de qualidade
O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez, e sintetiza dois conceitos importantes para a qualidade da educação oferecida no país: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Prova Brasil. (Comunicação)

Escolas que superaram a meta em Imperatriz

Irma Scheilla Madalena de Canossa João Silva
Caminho do Saber Castro Alves II Ipiranga
Dom Pedro II Giovanni Zanni Luis de França Moreira (IBADI)
Machado de Assis Manoel Ribeiro Marechal Rondon
Menino Jesus II Monte Horebe Mutirão
Parsondas de Carvalho Paulo Freire Pedro Abreu
Raimundo Correa Raimundo Custódio Samaritana
Santa Laura Santos Dumont São Francisco
São Jorge I São Pedro Santa Maria
Sucesso da Criança Tia Emília Tomé de Sousa
Wady Fiquene Chapeuzinho Vermelho Frei Paulo de Graymoor
Eliza Nunes Tiradentes II Senhor Jesus
Pirangi Emanuel II Marcílio Dias
Castro Alves I Darcy Ribeiro Princesa Izabel
Dom Pedro I Frei Manoel Procópio Frei Tadeu
Guilherme Dourado Lago do Cisne Leôncio Pires Dourado
Mariana Luz Moreira Neto Costa e Silva
José Queiroz Raimundo Aguiar Renato Cortez Moreira
São Vicente de Paula