Apoiados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (SINPROESEMMA), os Auxiliares de Serviços Gerais (ASGs) protestaram, no dia 8, na Câmara de Vereadores e na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) reivindicando o pagamento de salários atrasados, dez meses de vale alimentação e pagamento de verbas rescisórias.

De acordo com a representante da categoria dos ASGs, Maria Rita, não é a primeira vez que os salários e vale alimentação atrasam. Ao todo, somam dois meses de salários e dez de vale alimentação. Diante dos impasses intensificados, a partir de janeiro de 2015, a sindicalista garante que tomará providências. “Fizemos uma reunião no dia 3 de dezembro, no Centro de Ensino Graça Aranha, para nos prepararmos e como a audiência pública que havíamos marcado foi cancelada, os vereadores ficaram surpresos com a nossa presença. Iremos aguardar até sexta-feira pela manhã para que os nossos dois meses de salários sejam pagos. Caso isso não aconteça, iremos parar nossas atividades ”, esclarece Maria Rita.
De acordo com a gestora regional de educação, Rosyjane Paula, “a ordem de pagamento é uma negociação que acontece sempre entre o Governo do Estado e a empresa [diretor da organização] e o sindicato da categoria. Estamos mais uma vez vivendo um novo momento das trabalhadoras... Conversei com a professora Áurea Prazeres (secretária de educação do estado), dia 8, onde já foi dada a ordem de pagamento para que seja efetuado o salário desses trabalhadores. Vamos aguardar o resultado agora desta semana para que recebam os seus salários”, esclarece a gestora regional de educação. (Kalyne Cunha / SINPROESEMMA)