Autoridades, estudantes e convidados lotaram o auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) para participar da solenidade de abertura da Semana Nacional do Trânsito em Imperatriz. O evento também foi prestigiado por representantes de órgãos de segurança como a Polícia Rodoviária Federal – PRF, Polícia Militar, de entidades classistas e OAB.
A mesa foi formada pelo prefeito Sebastião Madeira, o vice-prefeito Luiz Carlos Porto, o titular da Setran, José de Ribamar Alves, o Cabo Jota Ribamar; o gerente de RH da Suzano, Ilques Sandes de Melo; o presidente da subseção da OAB, Malaquias Neves; o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Francisco Alencar, e da Cooperativa de Transporte Alternativo, Sebastião Albuquerque.
Também fizeram parte da mesa o presidente dos Centros de Formação (Autoescolas), Gilmar Gama; da coordenadora de Educação da Secretaria Municipal de Trânsito – SETRAN, Silvanete Gomes; da titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES, Miriam Reis; do Inspetor da Polícia Rodoviária Federal – PRF, Almeida Neto, e do Tenente-PM Alves, que representou o 3º Batalhão de Polícia Militar.
Após o prefeito Sebastião Madeira declarar aberta a Semana Nacional do Trânsito em Imperatriz, a coordenadora de Educação da Setran, Silvanete Gomes, fez um resumo da programação lembrando que a blitz educativa começaria pelas avenidas Newton Belo e Industrial, no Grande Santa Rita, e observou que, além das ruas, a campanha se estenderia às faculdades, universidades e escolas da zona urbana e rural.
O presidente da Subseção da OAB, Malaquias Neves, observou que o trânsito de Imperatriz se torna conturbado por permitir a circulação de automóveis, caminhões, carroças, motocicletas e bicicletas, “razão porque acontecem muitos acidentes”. O advogado afirmou que a OAB de Imperatriz tem se preocupado com essa questão, por isso já realizou até reuniões visando discutir uma maneira de tornar o trânsito da cidade com mais disciplina.
Já o Inspetor da PRF, Almeida Neto, disse que a Prefeitura não mediu esforços em reunir todos os órgãos que lidam com o trânsito, no sentido de reduzir a triste estatística de acidentes de trânsito na cidade. Ele chamou a atenção de todos para o grave problema de algumas pessoas dirigirem sob efeito de bebida alcoólica. “Somente no primeiro semestre, mais de cinquenta pessoas foram detidas dirigindo embriagadas na BR-010”, revelou o Inspetor.
O vice-prefeito Pastor Luiz Carlos Porto se reportou, inicialmente, de sua adolescência e da cidade quando ainda era pequena. “Entretanto, a cidade cresceu e com ela os mais diversos problemas, como o trânsito”, disse ele, ressaltando que a atual administração tem tido a responsabilidade de resolver esse problema. “Porém os motoristas têm também a responsabilidade de respeitar as leis de trânsito evitando assim os acidentes”, concluiu Pastor Porto.
No entendimento do gerente de RH da Suzano, Ilques Sandes de Melo, o risco que existe no meio industrial é o mesmo que acontece no trânsito. “Daí porque temos a necessidade de conviver com esse risco”, afirmou Melo, ressaltando que campanha como esta vai sensibilizar os condutores de veículos a ter consciência, a respeitar os outros motoristas, pedestres e passa a ser mais cordial no trânsito. (Domingos Cezar/ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14808
Comentários