Domingos Cezar

Foi aberto, oficialmente, no início da noite dessa sexta-feira (27), no Centro de Convenções, o 15º SALIMP - Salão do Livro de Imperatriz. A solenidade contou com as presenças de autoridades municipais e estaduais, professores, estudantes, intelectuais, profissionais liberais, artistas e público em geral.
O presidente da Academia Imperatrizense de Letras - AIL, Raimundo Trajano Neto, em seu pronunciamento, disse que a Academia sente-se honrada em realizar anualmente o SALIMP, considerado o maior evento literário do estado do Maranhão e um dos maiores do Norte e Nordeste do Brasil.
Trajano Neto lembrou que o megaevento é fruto da dedicação e obstinação dos membros da AIL, dos parceiros voluntários, imprensa e de seus patrocinadores, entre estes o Governo do Estado, Prefeitura de Imperatriz e empresas da iniciativa privada. "Dedicamos este SALIMP ao confrade Adalberto Franklin e ao povo de Imperatriz".
O prefeito Assis Ramos, em emocionado discurso, elogiou o trabalho do homenageado, Adalberto Franklin; disse do seu contentamento de poder, como chefe do executivo municipal, ser parceiro da Academia nesse projeto, e concluiu: "O SALIMP é um orgulho, não somente para a Academia Imperatrizense de Letras, mas para Imperatriz".
O deputado estadual Marco Aurélio Azevedo, parceiro do projeto, em seu discurso, disse de sua satisfação de ter conseguido pelo terceiro ano consecutivo emplacar emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil para o Vale Livro. "Isso vai beneficiar mais de 20 mil estudantes da rede pública de ensino", afirmou o deputado.
Representando o governador Flávio Dino, o acadêmico Sálvio Dino lembrou em seu pronunciamento que o governador não pôde comparecer à solenidade de abertura, como desejara. "Porém, o governador, que tem um grande apreço pela Academia, garantiu que virá ainda prestigiar esse evento literário que conta com apoio do Governo do Estado".
Programação - A programação cultural dessa sexta-feira (27) constou da participação musical com professores e alunos da Escola de Música SoMaior, na Arena Multicultural, e apresentação da Casa de Cultura Josué Montello - São Luís - com lançamento de livros.
A programação deste sábado (28) tem início às 14h, na Arena Multicultural, com Jô Peteleco & Cia, Laranjinha & Cia e Escola SESI. Às 20h, dentro da programação musical, shows com os cantores Anna Picoli (Imperatriz) e Mano Borges (São Luís).
No Café Literário, das 14h às 15h, Relato de Experiência: Projeto Parada Literária - UFMA; das 15h às 16h - Palestra: Casa da Cultura Josué Montelo. Das 16h às 17h - "A importância do desenvolvimento psicossocial de crianças de 01 a 05 anos em creche municipal de Imperatriz", com a professora Zilvânia Mota.
Das 17h às 17h40 - Mesa Redonda: "A importância de Adalberto Franklin para Memória de Imperatriz", com mediação de Natália Mendes; 18h às 19h40 - Lançamento do livro "Adalberto. Presente! Homenagem Póstuma, de José Guedes-SP.
Das 19h às 20h, lançamento do livro "Imperatriz nossa avozinha de 100 anos", de José Herênio, membro da Academia Imperatrizense de Letras. Das 20h às 21h, palestra "Violência Doméstica", com a juíza titular da Vara da Mulher, Ana Paula Silva Araújo.