O coordenador de Comunicação, Domingos Cezar, abre a solenidade
Prefeito Madeira fala da importância do SALIMP para a cidade de Imperatriz

Autoridades, acadêmicos, profissionais da imprensa, parceiros e convidados prestigiaram, na manhã dessa quinta-feira (10), a solenidade de lançamento do 13º Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP. O evento aconteceu no auditório da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, com a presença do prefeito Sebastião Madeira, que faz questão de apoiar todos os anos a realização do maior evento literário do Maranhão.
Ao abrir a solenidade, o secretário da AIL e coordenador de Comunicação do SALIMP, jornalista Domingos Cezar, agradeceu a presença de todos, de maneira especial seus colegas de imprensa, “que todos os anos contribuem com suas coberturas jornalísticas, atraindo ainda mais pessoas para o Centro de Convenções de Imperatriz, que abriga o Salão do Livro desde 1995”.
De acordo com Domingos Cezar, o evento, que se realizará no período de 3 a 12 de outubro, há muito vem sendo trabalhado pela diretoria da AIL, sob a coordenação geral do presidente Luiz Carlos Porto. O coordenador de Comunicação disse que a última edição do SALIMP foi visitada por cerca de 110 mil pessoas, porém a expectativa dos organizadores é que este ano receba em torno de 130 mil visitantes.
“E essa nossa expectativa é porque temos visitado municípios vizinhos realizando nossas reuniões itinerantes, quando convidamos as autoridades e comunidade a visitar o SALIMP”, disse Domingos Cezar, acrescentando que “outra situação que nos faz acreditar no crescimento do evento é a participação dos colegas de imprensa noticiando todo dia os preparativos até a conclusão do evento”.
O coordenador de Comunicação informou que o SALIMP deste ano traz três grandes novidades: o projeto Soletrando, sob a coordenação dos acadêmicos Itaerço Bezerra e Liratelma Cerqueira; a oficina de arte plástica sob a coordenação do artista plástico Tom Neves e o juiz Delvan Tavares, tendo como público alvo crianças da Casa de Passagem e o 7º Festival de Músicas de Imperatriz – FMI, que se realizará na Arena Multicultural sob a égide do acadêmico Zeca Tocantins.
Por sua vez, o presidente em exercício agradeceu de maneira especial o Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura de Imperatriz, além de outros parceiros da iniciativa privada, os quais contribuem financeiramente com a realização do SALIMP. Trajano Neto citou as dificuldades enfrentadas pela Academia de Letras, mas ressaltou que, com o esforço de todos os acadêmicos, o evento vem crescendo a cada ano.
O prefeito Sebastião Madeira disse que a Prefeitura Municipal tem o dever de apoiar um evento de tal magnitude como o SALIMP. Lembrou que todo ano acompanha a correria de seus coordenadores atrás de recursos para que o evento aconteça. “Há uns três anos quase não acontecia. A então presidente Edna Ventura chegou a adoecer, mas nos juntamos e o Salão do Livro se realizou”.
No entendimento do prefeito Madeira, a realização de eventos da magnitude do SALIMP só enobrece o nome de Imperatriz em todo o Brasil no circuito nacional do livro. “Nós tivemos agora a MOTOIMP, que chamou atenção de todo o Brasil. Daqui a duas semanas, teremos a FECOIMP, em outubro o SALIMP, em novembro a Feira da Beleza, eventos estes dignos dos grandes centros, a exemplo de Imperatriz”. 
(Assessoria/AIL)