Todos os anos a Praça da Cultura fica lotada de foliões de todas as idades brincando alegremente

Para as pessoas que insinuam que Imperatriz não terá carnaval este ano, a informação é de que teremos um carnaval tão bom ou melhor do que no ano passado, com a realização do Concurso de Marchinhas Carnavalescas, Concurso de Fantasias e com a efetiva participação da jardineira, que movimentou milhares de pessoas na Praça da Cultura durante as quatro noites de festa na edições anteriores.

Em 2015, a exemplo do ano passado, a Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) realiza dentro da programação do Carnaval 2015, no período de 14 a 17 de fevereiro, o VI Concurso de Marchinhas Carnavalescas, que vem resgatando a tradição dos antigos carnavais, da música carnavalesca, de seus compositores e intérpretes, assim como da brincadeira lúdica e da criação popular.
    De acordo com o presidente da FCI, Antonio Mariano de Lucena Filho, o evento tem o folião como personagem principal da festa, mas a participação de autores e intérpretes proporciona brilho ao festival. "O concurso é considerado um marco na revitalização do carnaval de rua da cidade de Imperatriz e região tocantina e será regido por um bem elaborado regimento", destaca Lucena Filho.
O coordenador do concurso, Zeca Tocantins, informa que as inscrições encerram dia 06 de fevereiro, sem possibilidade de prorrogação. Isso porque, logo após o encerramento das inscrições, será realizada uma triagem com as músicas que concorrerão ao festival, para então dar início ao período dos ensaios com a banda musical.
Cada concorrente só pode inscrever duas músicas, acompanhada de cinco cópias da letra e uma gravação em CD. De acordo com o coordenador, a comissão julgadora será composta de profissionais reconhecidos na área musical, que julgará: ironismo da letra, irreverência do intérprete e envolvimento da música (intérprete e foliões).
O jornalista Elson Araújo, assessor-chefe de Comunicação da Prefeitura de Imperatriz, informou que na última sexta-feira o prefeito Sebastião Madeira esteve em audiência com o governador Flávio Dino e também com a secretária de Estado de Cultura, Ester Marques, acertando os últimos detalhes para a programação carnavalesca que a prefeitura realizará em parceria com o governo do estado.
Elson Araújo afirmou que a administração adotou para Imperatriz esse modelo de programação, resgatando os antigos carnavais e isso tem atraído para as ruas milhares de foliões, englobando crianças, jovens, adultos e idosos num carnaval da família e de paz, sem que haja um incidente. "Agora quem quiser carnaval de axé, ou de outro ritmo, que procure outro lugar", aconselhou Elson Araújo. (Domingos Cezar/ASCOM)