Domingos Cezar
Aos poucos a coordenação do 13º Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP vem fechando sua programação para apresentar a Imperatriz e região, no período de 3 a 12 de outubro, no Centro de Convenções. Esta semana confirmaram suas presenças os autores infantis Márcio Vassallo, do Rio de Janeiro, e o índio Cristino Wapichana, de Roraima.
A informação foi prestada pela professora e acadêmica Tereza Bom Fim, coordenadora da Arena Infantil do SALIMP e responsável em manter contato com escritores da área, uma vez que Tereza Bom Fim é escritora infantil. Recentemente foi jurada, no Rio de Janeiro, em concurso promovido pela Federação Nacional de Literatura Infanto Juvenil.
“Já conseguimos a presença da festejada escritora e jornalista Marina Colassanti, que é uma educadora respeitada em todo o país, e estamos tentando trazer mais autores nacionais para engrandecerem ainda mais o Salão do Livro”, afirma Luiz Carlos Porto, presidente da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, promotora do evento.
De acordo com Tereza Bom Fim, a presença de Márcio Vassallo e Cristino Wapichana é de grande relevância para nossa cidade, para os visitantes do Salão do Livro “e especialmente para quem lida na educação na área infanto juvenil”, explica a coordenadora da Arena Infantil, que forma, ao lado de Gilmar Pereira, a dupla de acadêmicos voltada para a literatura infanto juvenil.
Perfil – Cristino Wapichana é músico, compositor, cineasta, escritor e coordenador do NEARIN – Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas/INBRAPI. Nasceu em Boa Vista (RO). Em 2007 foi vencedor do concurso Tamoio de Literatura, pela Federação Nacional de Literatura Infanto Juvenil – FNLIJ, com o texto A onça e o fogo.
Um ano depois, foi indicado ao Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República, pelos relevantes trabalhos em prol da cultura indígena brasileira. Atualmente é aluno de Administração do Centro Universitário Unicarioca, no Rio de Janeiro.
Márcio Vassallo nasceu e mora no Rio de Janeiro. Jornalista e escritor, realiza palestras e oficinas sobre educação para o encantamento e formação de leitores, em todas as regiões do Brasil. Foi repórter dos jornais O Globo e Tribuna da Imprensa. Continua a escrever para O Globo, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil.
É autor da biografia “Mario Quintana”, do livro de entrevistas “Mães: o que elas têm a dizer sobre educação” e dos títulos “A princesa Tiana e o sapo Gazé”, “O príncipe sem sonhos”, “Valentina”, “A fada afilhada”, “Da minha praia até o Japão” e “O menino da chuva no cabelo”, selecionado para o catálogo The White Ravens 2006, a Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, Alemanha.
Comentários