Com o título “Princípios de Administração Legal e Marketing Jurídico”, o livro aborda temas polêmicos como a Administração Legal, uma tendência moderna na gestão de escritórios jurídicos e que já está sendo utilizada por escritórios em todo o mundo, a exemplo dos americanos e brasileiros, discorrendo, ainda, sobre a prática, por parte dos advogados, de ações de Marketing, o que, para muitos, é proibido pelo Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e mostra que é possível praticar ações de Marketing sem ferir as prerrogativas deste Código.
”Quando um advogado abre um escritório, é comum que ele mesmo cuide de sua administração, dividindo seu tempo entre os afazeres jurídicos e as tarefas administrativas. Porém, quando o escritório cresce, a tarefa de administrá-lo demanda mais tempo, fazendo com que o advogado, ao envolver-se com estas tarefas, reduza o tempo dedicado às atividades ligadas à advocacia, causando um duplo prejuízo: financeiro e estratégico, pois quando está administrando, o advogado deixa de advogar, reduzindo o ingresso de recursos financeiros no escritório”.
A Administração Legal consiste na contratação de um administrador para dedicar-se às tarefas administrativas e burocráticas do escritório, deixando o advogado livre para fazer aquilo para o qual ele realmente foi preparado: advogar!!! e, consequentemente, gerar receitas financeiras para o desenvolvimento de seu escritório.
Josiano César de Sousa é professor universitário e consultor empresarial; Mestre em Administração pela Universidade Católica de Salta – Argentina; Especialista em Marketing Estratégico; MBA em Gestão e Ensino de TI, Comunicação e Inovação; Bacharel em Administração; e, Licenciado em Ciências, com habilitação em Matemática.
Atua como professor em cursos de graduação e pós-graduação, sendo professor titular da Faculdade de Imperatriz (FACIMP) e professor substituto na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É sócio-diretor da empresa Plataforma Administração e Consultoria, atuando, ainda, como Consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), com acervo técnico de mais de 3.000 horas de consultoria comprovadas junto ao Conselho Regional de Administração do Maranhão CRA-MA.
O lançamento do livro será no próximo dia 23, às 19h30, no auditório da FACIMP.
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