O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) fixou um prazo até 30 de junho para os Centros de Formação de Condutores promoverem as adequações necessárias para implantar o Simulador de Direção Veicular na nova estrutura curricular para formação do candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria "B". A decisão foi tomada na reunião mensal do Contran realizada na segunda e publicada na edição dessa terça-feira do Diário Oficial da União.
A resolução 444/13, que torna obrigatório o uso do simulador, continua em vigência desde janeiro deste ano e já está sendo adotada em alguns estados como São Paulo, Rio Grande do Sul e Acre. Esta resolução foi prorrogada em 30 de junho de 2013 para permitir o credenciamento de novas empresas fabricantes de simuladores. Atualmente, quatro empresas - Real Drive, Real Simuladores, Pró Simulador e Indra Esteio Sistemas - estão homologadas no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Os conselheiros avaliaram a necessidade de dar um novo prazo às autoescolas depois de apreciar o relatório das visitas técnicas realizadas pelo Denatran aos estados. Na avaliação dos técnicos, ainda é preciso adequar às normas técnicas para atender às peculiaridades regionais, disponibilidade de internet, criação de unidades itinerantes ou móveis e criação de centros de simuladores compartilhados pelos Centros de Formação de Condutores.
O Denatran disse ontem que continuará realizando visitas técnicas aos estados para avaliar os problemas regionais e encaminhá-los ao Contran para tomar as providências necessárias para que não haja prejuízo ao usuário.
Mas as autoescolas não querem implantar este sistema e preparam para os próximos dias manifestações em todo o País para exigirem que seja suspenso o simulador de direção veicular. Entre os atos que estão sendo preparados está a interdição das principais rodovias.
Para o instrutor e dirigente de autoescola Jacislei Silva, a implantação deste sistema aumentará em 300 reais o valor existente, que já varia em torno de R$ 1.400,00, o que é um valor elevado. Segundo ele, irão resistir. "Mas as autoescolas não estão querendo implantar esse simulador e já estão preparando uma manifestação que vai fechar as BRs de vários estados do Brasil para lutarem contra os simuladores".
Ontem foi realizada mais uma reunião entre os dirigentes e instrutores, quando acertaram a data da realização da manifestação em Imperatriz, na BR-010.